sábado, 18 de setembro de 2010

PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

PROFESSORA: TERESINHA DE JESUS FARIA


BIGUAÇU, 18 DE NOVEMBRO DE 2009.

SUMÁRIO
RESUMO.. 3
1 INTRODUÇÃO.. 4
2 OBJETIVOS. 6
2.1 OBJETIVO GERAL.. 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS. 6
3 JUSTIFICATIVA.. 7
4 REFERENCIAL TEÓRICO.. 8
5 METODOLOGIA.. 11
6 CRONOGRANA.. 16
7 RESULTADOS ESPERADOS. 17
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS. 18
REFERÊNCIAS. 19


RESUMO

Este estudo faz parte do projeto de conclusão do Ciclo Intermediário do Curso Mídias na Educação. Busca dentro do tema As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação a produção de histórias em quadrinhos no ensino fundamental e médio da E.E.B. Profª. Tânia Mara Faria e Silva Locks, mostrar que vivemos num mundo em constante transformação, onde as novas tecnologias interferem e modificam as relações entre as pessoas, criando outros horizontes e ditando novos estilos de vida, sendo necessário que as escolas passem a educar os alunos para enfrentar esses desafios, desenvolvendo cidadãos mais críticos, sociais e independentes, repensando assim o seu papel frente às novas tecnologias. Visando o aperfeiçoamento da educação através do uso das tecnologias e tornando realizável a Inclusão Digital, desenvolveram-se ações que objetivaram favorecer o conhecimento e o manuseio das ferramentas tecnológicas em sua prática pedagógica na produção de história em quadrinhos. Nesta pesquisa focou-se a importância das Novas tecnologias da informação e da comunicação, utilizando computadores, DVD, data Show e material impresso, destacando o perfil de alunos e professores em atividades didáticas. A tecnologia e a informática têm participação fundamental no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O uso das novas tecnologias traz a possibilidade de uma interação mais efetiva entre os professores e da possibilidade da apropriação e produção do conhecimento pelo aluno, enquanto sujeito social.


1 INTRODUÇÃO

O presente estudo faz parte do trabalho final de conclusão do Ciclo Intermediário do Curso Mídias na Educação e tem como tema – As novas tecnologias da informação e comunicação e a produção de história em quadrinhos no Ensino Fundamental e Médio da E.E.B. Profª Tânia Mara Faria e Silva Locks. Escola pública inserida na comunidade do Jardim Marcos Antônio, periferia do município de Biguaçu, região metropolitana de Florianópolis, que carrega consigo todos os problemas oriundos da absoluta ausência do poder público, facilitando a proliferação da marginalidade e de todas as suas conseqüências. Considerando que este estudo será essencial para a melhoria da prática educativa, contribuindo para a construção do conhecimento e o desenvolvimento integral dos alunos na vida prática e cotidiana enquanto cidadão e tornando as aulas mais dinâmicas e produtivas.
O mundo está diante de várias mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento da tecnologia, que vem adquirindo espaço, afetando o modo de aprendizagem no ambiente escolar, surgindo como importante instrumento de apoio ás disciplinas e aos conteúdos, além da preparação dos alunos para uma sociedade informatizada, modificando profundamente os modos de aquisição de informações e conhecimentos, dando origem a Sociedade da Informação.
Essa mudança gerou a necessidade de que a educação escolar reveja sua função para que diante dessa nova sociedade, adote uma postura pedagógica mais rica e adequada ao novo cotidiano.
As novas tecnologias da informação e da comunicação vêm sendo apontadas como recursos no desenvolvimento de habilidades e na aquisição de conhecimentos, por exercerem grande fascínio nos alunos e gerarem fatores que vão desde a motivação à aprendizagem através do lúdico.
Considerando que a escola esta inserida no mundo globalizado, dando condições para que os alunos utilizem os recursos disponíveis para uma aprendizagem mais significativa, fazem-se necessário uma reflexão dos conhecimentos, adequando as novas tecnologias para possibilitar uma aprendizagem significativa.
Os recursos tecnológicos exercem grande influência na escola e sem dúvida, o computador, vídeo, televisão, Data Show e as mídias impressas são grandes invenções que fazem parte do nosso cotidiano. O acesso ao computador e à Internet se amplia a cada dia e não há mais como deixar de utilizar os recursos tecnológicos na educação, sendo que várias escolas têm procurado explorar o potencial destas mídias no processo de ensino aprendizagem.
Os educandos precisam aprofundar seus estudos sobre como este instrumento pode vir a ser efetivamente útil no processo de ensino-aprendizagem.
Pretende-se neste trabalho realizar uma ação pedagógica no mundo digital para sensibilizar os professores mostrando-lhes as possibilidades de uso do computador e da Internet para estimular a sua utilização no trabalho em sala de aula. Considerando que as tecnologias devem ser incorporadas ao meio escolar, buscando superar a resistência ao uso pelos professores.
A proposta a ser implementada na escola prevê a utilização do Laboratório de Informática. Pretende-se utilizar esses equipamentos usando software LINUX EDUCACIONAL e seus aplicativos.
Para que as tecnologias presentes na escola sejam realmente incorporadas na prática e atinjam os alunos, é necessário também um trabalho das tecnologias juntamente com os professores visando possibilitar o surgimento de uma nova prática pedagógica. À medida que os alunos forem fazendo descobertas, irão buscar novos conhecimentos, já que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação são fontes inesgotáveis de saber.
Na história em quadrinhos o aluno escreve com mais prazer, vivenciando um contexto informal e próximo a sua realidade. O projeto desenvolve a escrita, e faz com que o aluno tenha interesse e prazer de escrever de maneira livre e informal. Uma das atividades propostas foi escrever uma história em quadrinhos em que o aluno põe suas idéias, seu pensamento, seu eu, em forma de história, passando assim a escrever o que gostaria com prazer.
As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação estão entrando na educação pela necessidade de se transpor às fronteiras do educar, modernizando a nova forma pedagógica de educação, possibilitando as escolas à renovação de novas mídias como: computador, DVD, data show e mídias impressas de maneira a trabalhar os conteúdos programáticos, propiciando ao educando eficiência na construção do conhecimento.
Partindo desta realidade, houve necessidade de pesquisar as Novas Tecnologias da Informação e comunicação para a construção do aprendizado, utilizando os computadores, DVD, Data Show e mídias impressas, sendo que este estudo será de grande valia para as instituições educativas.


2 OBJETIVOS


2.1 OBJETIVO GERAL


Proporcionar situações de aprendizagem significativas para os educandos através do uso das histórias em quadrinhos de modo a despertar o gosto e o prazer pela leitura oportunizando a construção de competências e habilidades através do uso inovador da tecnologia
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


· Identificar as novas formas de aprender e ensinar com o uso das tecnologias, propiciando o desenvolvimento de uma visão integradora do computador, DVD, data Show e materiais impressos como recurso didático no processo ensino aprendizagem e na prática docente.
· Estimular os professores para o uso de mídias e tecnologias da informática em seu dia-a-dia.
· Instrumentalizar os profissionais da educação para utilização de software Linux Educacional e seus aplicativos na construção de histórias em quadrinhos, observando coerência, coesão e obedecendo a uma seqüência de diálogo, com personagem e fala , utilizando o computador como ferramenta.
· Desenvolver habilidades e competências necessárias na prática da leitura e escrita.
· Utilizar o DVD e o data Show para apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos da E.E. B. Profª. Tânia Mara Faria e Silva Locks.


3 JUSTIFICATIVA

No Brasil, as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, como recurso pedagógico, estenderam a utilização da tecnologia a serviço da educação nas escolas e também aos professores.
O atual contexto é marcado pelas novas tecnologias, onde é oferecido com mais facilidade o acesso ao conhecimento por meios atraentes, como por exemplo, o computador. Essa facilidade tem contribuído para que nossos alunos se interessem cada vez menos pela leitura
A importância da abordagem está na necessidade de novos recursos em sala de aula, que envolvam oportunidades de melhor compreender os fatores que propiciam a aprendizagem.
Diante dessa realidade, visamos um trabalho que incentive o aluno o gosto pela leitura e escrita.
Nosso objetivo é orientar nossos alunos a pensar e aprender formando um cidadão que pensa, vê, sente, observa o mundo, experimenta, critica, cria, recria, decide, atua e que seja portador de uma história de vida constituída de vários saberes e experiências, construtor, participante ativo e dinâmico no seu processo de aprender e pensar.
Através desses objetivos faremos uso da história em quadrinhos como um recurso didático pedagógico resgatando o gosto pela leitura de forma lúdica e prazerosa, pois nas histórias em quadrinhos existem elementos favoráveis ao tratamento de temas escolares como a identificação dos estudantes com a cultura, destacando vários personagens da história em quadrinhos, reforçando a utilização desse tipo textual no processo pedagógico.
Cabe destacar que contribuem para enriquecer o vocabulário na medida em que tratam de assuntos variados e que por meio da leitura de quadrinhos os leitores são constantemente levados a exercitar o seu pensamento complementando em sua mente os momentos que não foram expressos graficamente e dessa forma o aluno desenvolve o seu pensamento lógico, além de exercitar a compreensão da leitura, análise e síntese das mensagens e também possibilitam a integração entre as diferentes áreas do conhecimento oportunizando um trabalho interdisciplinar e com diferentes habilidades interpretativas.
Os computadores, DVD, Data Show e mídias impressas com finalidade educacional, devem estar presentes nos mais variados momentos da vida escolar, como ferramenta integrada às áreas do conhecimento, às metodologias e aos projetos pedagógicos. No processo ensino aprendizagem estas mídias vêm sendo colocadas como fator diferenciador de grandes proporções, como grandes invenções para apropriação e difusão do conhecimento. Diante dessas mídias, tão revolucionárias, a sua utilização como recurso pedagógico é, cada vez mais, presente.
A proposta inicial do trabalho com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino fundamental e médio necessita de mudanças no processo ensino aprendizagem e a escola deverá passar por transformações, pois educar não é só meramente passar conhecimento. Educar é oportunizar mudanças, propiciar renovação, construindo e dando oportunidades ao aluno. Dar-lhe conhecimento suficiente para que ele próprio construa e transforme o seu cotidiano, de forma reflexiva e crítica, tornando-o autônomo.


4 REFERENCIAL TEÓRICO

Para ensinar bem, o professor deverá saber o que vai ensinar, deve possuir técnicas de ensino e práticas de sala de aula eficientes que lhe permitam transmitir aos alunos de forma clara e significativa os conteúdos que ele domina
Com Pierre Lévy (1994, 1998), podemos verificar que novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem na verdade de dispositivos informacionais de todos os tipos: escrita, leitura, visão audição, criação e aprendizagem são capturadas pela mídia informática em especial o computador, mas também o DVD, Data show e as mídias impressas que estão cada vez mais avançadas. Ele nos mostra que a construção do conhecimento passa a ser atribuída aos grupos que interagem no espaço do saber. Ninguém tem a posse do saber, as pessoas sempre sabem algo, tornando importante uma inteligência coletiva. Para este autor, os computadores interligados em redes mundiais podem favorecer o surgimento da Inteligência Coletiva, carregando uma grande quantidade de tecnologias intelectuais que aumentam e modificam a maioria das nossas capacidades cognitivas, sendo um instrumento de troca, de produção e de estocagem de informações.
Para ensinar bem, o professor deve saber organizar o seu dia-a-dia, lidar com situações não-pedagógicas que podem interferir no seu trabalho, bem como organizar seu tempo e recursos didáticos.
De acordo com Eguti (2001), os quadrinhos têm como objetivo principal a narração de fatos procurando reproduzir uma conversação natural, na qual os personagens interagem face a face, expressando-se por palavras e expressões faciais e corporais. Todo o conjunto do quadrinho é responsável pela transmissão do contexto enunciativo ao leitor. Assim como na literatura, o contexto é obtido por meio de descrições detalhadas através da palavra escrita. Na História em quadrinhos, esse contexto é fruto da dicotomia verbal / não verbal, na qual tanto os desenhos quanto as palavras são necessárias ao entendimento da história.
Como a temática central desse projeto corresponde às novas tecnologias e a produção de histórias em quadrinhos no processo ensino aprendizagem utilizando os computadores, DVD, Data Show e as mídias impressas, como ferramentas educacionais, trazem uma nova forma de auxílio na aprendizagem das crianças. De acordo com Valente (1997), o uso do computador, em ambiente de aprendizagem, implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores.
Segundo Mendes (1990/1), “A história em quadrinhos (...) é um meio de comunicação de massas, cujas histórias são narradas através de imagens desenhadas e textos Inter-relacionados. Sua unidade básica é o quadrinho (ou vinheta), que quando se apresentam enlaçadas encadeadamente formam a estrutura seqüencial do relato. Pode ser publicada em almanaques, periódicos e revistas. Além de informar e entreter tem juntado a outros meios de comunicação de massa um papel na formação da criança. A história em quadrinhos é transmissora de ideologia e, portanto, afeta a educação de seu público leitor”( p. 25).
Cabe ao professor organizar o trabalho de forma a superar o nível de conhecimento em que o aluno se encontra e dar continuidade ao processo, estimulando-o a procurar e a fundamentar o seu conhecimento.
"História em quadrinhos é, antes de tudo, roteiro. Não é desenho: desenho vem na seqüência. O que eu busco é roteiro, história, texto. Mauricio de Souza”.
As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação são um recurso pedagógico e de inclusão digital, que propicia um aumento na eficiência e na qualidade do ensino aprendizagem. Caberá ao professor fortalecer a cultura através da satisfação de manusear instrumentos capazes de trazer mais estímulos à busca e à pesquisa, preparando-o para enfrentar o mundo de maneira significativa, com práticas e ações que possam transformá-lo num ser mais participativo, atuante, inteirado na atualidade e adaptado ao presente.
Segundo Oliveira (1989), há três metas importantes e atuais com o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) na educação.
1. Desenvolver uma formação de cultura geral de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs);
2. Favorecer uma renovação pedagógica abrindo para o processo ensino aprendizagem, novas perspectivas na área de recursos instrucionais, auxiliando o professor a questionar-se sobre a validade de seu conteúdo e o modo como está sendo transmitido;
3. Introduzir as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) através de disciplinas tradicionais, sem que seja, criada uma nova disciplina específica e que viria sobrecarregar um currículo já extenso e correria o risco de se tornar mais um conhecimento estanque, sem ligação ou aplicação com a estrutura curricular de um determinado curso.
O grande desafio para nós educadores é a introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) na educação, como um elemento para reflexão e construção do conhecimento, como um recurso de apoio no processo ensino aprendizagem, proporcionando ao educando a produção do conhecimento e uma formação crítica e inovadora que leve à aprendizagem.
Na visão de José Manoel Moran as redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmicas e variadas, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais.
A aprendizagem se refere, a saber, lidar, procurar informações, produzir conhecimentos, enfim se virar com criatividade usando as tecnologias para estabelecer no aluno relações entre as informações para então gerar conhecimento.
“Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.” (MORAN, 2003).
O trabalho com a história em quadrinhos é relevante, na medida em que, hoje, o quadrinho é uma forma de expressão importante na nossa cultura, participando intensamente do universo da criança.
Num projeto que envolve a leitura de quadrinhos existentes e a invenção de personagens, histórias e a produção de quadrinhos por parte das crianças estão presentes diversas dimensões da relação entre pensamento, palavra oral, palavra escrita e desenho.
De acordo com Vygotsky, podemos dizer que a fala colabora para a organização do pensamento da criança, ou seja, à medida que se expressa oralmente, contando suas experiências ou inventando uma história, a criança elabora os acontecimentos; estrutura início, meio e fim; percebe e preenche lacunas; estende e amplia seu discurso.
Nosso compromisso será proporcionar a totalidade dos alunos que progride, sentindo, compreendendo e agindo.


5 METODOLOGIA

A presente pesquisa é do tipo exploratória e será realizada na EEB. Profª. Tânia Mara Faria e Silva Locks da Rede Estadual de Santa Catarina com turmas do Ensino Fundamental e Médio, localizada na rua Dr. Homero de Miranda Gomes, 3239, bairro Jardim Marcos Antônio do Município de Biguaçu. Possui 1100 alunos em três turnos letivos. Hoje a escola possui dezessete salas de aula, biblioteca, laboratório de informática. Atende crianças pertencentes a famílias com baixa renda.
Conhecemos de perto os problemas e as necessidades da escola, trabalhamos diretamente com alunos e professores.
A metodologia será marcada pela interatividade, objetivando familiarizar os alunos e professores com as diversas mídias. O caráter teórico-prático das atividades buscará facilitar o processo de conhecimento e interação entre educadores e educandos por meio da utilização da tecnologia.
A história em quadrinhos caracteriza-se pela interrelação de uma narrativa textual e desenhos que correspondem ao contexto de uma determinada história. É, portanto, uma narrativa que envolve fatos, personagens, tempo e espaço. Os fatos se organizam em seqüência, numa relação de causa e efeito.
Integração de toda a escola na criação de histórias em quadrinhos, incentivando o uso da tecnologia como recurso para construção do conhecimento, favorecendo o uso de habilidades e competências.
Uma das funções da história em quadrinhos é despertar, estimular e incentivar os educandos ao envolvimento no processo de leitura e escrita, de livros de histórias infantis, no intuito de induzi-los à análise e interpretação dos livros frente a uma contextualização crítica de suas versões com as versões lidas.
Os quadrinhos são formas de linguagem que usa desenhos para narrar um caso ou um episódio qualquer, apresentam muitas palavras e expressões que traduzem emoções, sentimentos, sensações, estados emocionais dos personagens. Sempre que duas imagens são desenhadas uma após a outra, criando uma sucessão de quadros, uma seqüência gráfica, trata-se de uma historia em quadrinhos. É exatamente por isso que os quadrinhos ficaram conhecidos como arte seqüencial.
A utilização desta literatura em sala de aula em muito pode enriquecer o processo ensino-aprendizagem, uma vez que possibilita uma nova maneira de ensinar. A História em Quadrinhos em sala de aula desperta nos educandos um maior interesse e envolvimento pelas diversas disciplinas, transformando o trabalho dos professores em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, num trabalho enriquecedor e interdisciplinar.
Buscaremos em conjunto com os professores introduzir as Novas tecnologias da informação e comunicação nas aulas, como um instrumento, uma ferramenta para o ensino aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando os alunos a aprenderem por si mesmos através da busca, da investigação e da descoberta.
Utilizaremos uma abordagem qualitativa visando entender à importância das Novas tecnologias de informação e comunicação no ensino aprendizagem.
Os dados serão coletados por meio de observação para analisar, compreender, descrever e interpretar, como se dá o processo ensino aprendizagem dos alunos e os métodos didáticos pedagógicos utilizados pelos professores no laboratório de informática na escola, onde serão analisados: estrutura e envolvimento dos docentes e alunos.
A prática pedagógica deverá estar sempre conectada ao conteúdo a ser apresentado pelo professor de alguma forma, seja via texto, som ou imagem, através destes cruzamentos chegaremos à fórmula ideal da integração das mídias em sala de aula. Cabe ao professor a plena dominação dos conteúdos a serem abordados através de qualquer recurso de mídia e a absoluta consciência de que toda tecnologia é apenas um mero instrumento de trabalho a ser utilizado e conduzido pelo professor
Os professores envolvidos, bem como alguns alunos, serão entrevistados após as aulas como uma tentativa de compreender os significados que para eles tiveram os processos vivenciados.
As dinâmicas das atividades da história em quadrinhos é que serão trabalhadas com o professor da turma e da sala de informática, a fim de que os alunos se familiarizem com o tipo de literatura e conheça suas principais características antes de iniciar a criação. Será feito uma conversa informal, todo grupo explicando os objetivos, propondo atividades para que os alunos conheçam as características da história em quadrinhos sobre o que são histórias em quadrinhos, como surgiu, onde, quando e quem inventou e quais as favoritas de cada um. Orientando e levantando hipóteses pelos alunos, será feito o registro das discussões sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e textos narrativos, passando para as atividades práticas de leituras, interpretação da seqüência dos quadrinhos.
Apresentação de vários tipos de balões, seu significado e expressão como o balão de pensamento, cochicho, grito, em situações de algazarras ou tumultos. Após as explicações foram desenvolvidas várias atividades como desenhos contendo as imagens dos personagens que dão movimentos e vida aos quadrinhos tais como: as imagens de medo, raiva, tombo, movimento, suor e cansaço, e também a expressão facial da personagem que revela suas emoções como: más intenções, dúvida, felicidade, sono, espanto e choro, desenhos com personagens para os alunos descobrir sua imagem e expressão, garantindo que os alunos conheçam sua função comunicativa: quando está pensando, quando está falando, quando é o narrador que está falando e não o personagem, para utilizá-los em suas histórias.
Fazer uma pesquisa na sala de informática dos personagens mais conhecidos e suas características e criar histórias em quadrinhos com tema livre e nomes dos personagens, utilizando desenhos, fotos e imagens das histórias da Quica, procurando empregar alguns dos recursos estudados. No caderno, desenhar os quadrinhos e as cenas das histórias, usarem legendas e balõezinhos com fala de personagens. Dar título à história, incorporando-o ao primeiro quadrinho e pintar os desenhos.
Estimular o prazer pela leitura nos alunos da E.E.B. Tânia Mara que não tenham o hábito de leitura, promovendo situações de leitura das histórias em quadrinhos já memorizadas, solicitando que alguns alunos leiam sozinhos e os outros observem.
Levar uma história em quadrinhos nova ainda não lida para a sala de aula, com os balões tampados e pedir que produzam coletivamente uma história a partir das ilustrações, isto é, que investiguem a imagem, retome as características conhecidas dos personagens e produzam um texto apropriado. Depois das várias criações diferentes dos alunos, apresentar o original e conversar sobre a versão de que mais gostaram. Escrever a versão eleita nos balões que estavam tampados;
Confeccionar histórias criadas ou adaptadas da literatura infantil. Criar histórias em quadrinhos com tema livre e nomes dos personagens, utilizando desenhos, fotos e imagens das histórias da Quica. Fazer um envolvimento bem acentuado dos alunos para ter uma boa compreensão, interesse e interação no desenvolvimento das atividades. A interação dos alunos evidenciou-se através das produções elaboradas por eles e através de uma expectativa positiva para construir as próprias Histórias em Quadrinhos, que seria o resultado final desta atividade. Foram escolhidos pelos próprios alunos os gêneros e o tema a serem trabalhados nas Histórias em Quadrinhos que eles produziriam.
Entre os gêneros mais utilizados pelos alunos em sua própria produção textual destaca-se aventura e suspense. Suas histórias foram construídas livremente, havendo intervenção somente para erros ortográficos, de coerência e coesão ou para esclarecer as dúvidas oriundas da dificuldade que os alunos têm em produzir material escrito.
Finalmente, os alunos desenharam as personagens nos quadrinhos seguindo a seqüência da narrativa, processo este que eles se envolveram de maneira integral e conseguiram expressar os sentidos pré- estabelecidos no seu imaginário discursivo. O entusiasmo e a empolgação foram constantes, pois eles vivenciaram uma produção escrita significativa para a construção do conhecimento. As narrativas das histórias em quadrinhos dos alunos foram baseadas em sua história de vida, na sua realidade social e histórica que denota uma vivência pessoal e familiar, compartilhada pelos personagens do meio que estão inseridos. Fatos concretos próximos ou mais distanciados configuram-se como um fio discursivo associados ao imaginário criativo dos autores em questão. Cada história teve uma relação com acontecimentos de sua vida pessoal, pois como os alunos são residentes de um bairro no qual é possível presenciar muita violência, esta acaba fazendo parte de sua vida sem ao menos perceber.
Sendo assim, a temática mais utilizada nas Histórias em Quadrinhos foi à violência, que está presente em seu cotidiano, fazendo com que não consigam distanciá-la de suas vidas e da sua sociedade. No momento da criação das histórias, a imagem criada pêlos alunos se materializa na sua produção escrita através da transferência do mundo real vivido para o mundo imaginário.
Nas histórias em quadrinhos produzidas percebe-se que não há continuidade, pois o aluno não tem o conhecimento e a prática de gênero narrativo, e assim acaba finalizando sua história sem ter a menor preocupação com o professor se este irá compreender ou não, pois para ele a sua história está nítida e perfeita.
Nos dias de hoje os alunos devem ser capazes de expressar o conhecimento no formato digital, O hipertexto é que exige adaptação tanto de docentes como de alunos. Cabe aos professores mudar sua postura, utilizar a internet como um recurso pedagógico desenvolvendo trabalhos, possibilitando o aluno, a utilização e criação de texto, pois é através da interação entre leitor e escritor que ocorre a relação entre o estudante e o conhecimento. Ocorre uma aprendizagem significativa na tela como espaço da escrita, trazendo acesso às informações, novos conhecimentos, novas maneiras de ler. O professor deve ser o mediador dessa gama de informações que a Internet disponibiliza e que sejam direcionados de uma forma didática para a melhoria do aprendizado do aluno.
No ambiente escolar, o computador e a Internet pode estimular a leitura, o contato com o texto é feito na tela, requerendo mais rapidez, dinamismo e menos espaço, temos acesso a inúmeras bibliotecas, assuntos e atividades. Quanto à escrita, a escola deve fazer um trabalho com os alunos de forma que saibam separar o uso da escrita formal e prática dos meios virtuais, da escrita normal em sala de aula.
Pretendemos realizar durante a execução desse projeto diversas atividades na sala de informática como: preparação de alunos e professores para introdução das mídias, inclusão digital, confecções de histórias criadas ou adaptadas da literatura infantil, construção de história em quadrinhos com tema livre, coerência, coesão, seqüência de diálogos, com personagens e fala. Utilizando desenhos, fotos e imagens das histórias da Quica, destacando a importância do aspecto na formação dos alunos, pesquisa na Internet para estimular a curiosidade e o gosto pela pesquisa desde a infância, fazendo a interação dos participantes, alunos e professores, utilizando o computador associado ao DVD, data show, e outras mídias.
O professor será o mediador do processo de construção do conhecimento. Iniciando as atividades levando os alunos até a sala de informática. O responsável pela sala de informática fará uma sessão de cinema e passará o DVD com as apresentações das histórias infantis da Quica será apresentada para os educandos através do DVD, Data Show e aparelho de som, existente nos computadores da sala de informática, para em seguida fazer a reprodução em materiais impressos.
Proporcionar a inclusão digital aos alunos, por intermédio de atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática, bem como, sobre a aprendizagem dos alunos que, como cidadãos plenos e conscientes, têm o direito de aprimorar seus conhecimentos tecnológicos, tendo por objetivo melhor adequar-se às exigências da sociedade em que se encontram inseridos. Será feito a exposição dos trabalhos
O presente Projeto propiciará estudos, pesquisas e debates referentes aos conteúdos ministrados pelos professores em suas respectivas disciplinas, no sentido de sensibilizar os alunos sobre a importância da utilização das tecnologias na produção de história em quadrinhos.

6 CRONOGRANA DE ATIVIDADES

6.1-Apresentação do projeto aos alunos

6.2-Leitura de historias em quadrinhos

6.3-Apresentação das histórias da Quica

6.4-Explicação, tipos e importância dos balões

6.5-Pesquisa na Internet dos personagens mais conhecidos

6.6-Leitura e produção Textual

6.7-Criação de história em quadrinhos com temas livres e a partir de ilustrações.

6.8-Desenhos dos personagens nos quadrinhos


7 RESULTADOS ESPERADOS

De acordo os objetivos propostos no projeto e no desenvolvimento das ações, os alunos que irão participar na sala de informática serão acompanhados no que diz respeito à aprendizagem. Os nossos encontros sistemáticos entre os professores, também serão para novos encaminhamentos e acompanhamento do projeto, contudo é necessário que haja consciência dos professores quanto aos instrumentos avaliativos para que possamos alcançar o esperado sucesso escolar, bem como dificuldade de leitura e escrita. Pretendemos dar prioridade às aulas diversificadas no laboratório de informática, em todas as disciplinas, usando várias ferramentas Microsoft para digitação de textos, atividades educativas (jogos), relatos de experiências, resenhas, que tenham uma linguagem objetiva simples e de fácil compreensão, levando o aluno através da pesquisa na internet da observação de filmes em DVD onde os alunos o de filmes iva na sala de aulavresod de Boa uma reflexpoderão se motivar e capacitar para produzir e adaptar textos que serão utilizados nos diálogos, personagens das histórias em quadrinhos, propiciando a construção do conhecimento de forma reflexiva e investigativa no laboratório de informática.
Verificamos que o interesse do aluno para desenvolver uma escrita mais significativa é baseado na temática e no gênero como parte de sua realidade. O interesse de desenvolver qualquer produção de texto junto ao aluno deve ter como ponto de partida um tema que tenha significado para sua vida, e para ele não faz sentido somente escrever, tem que haver algo mais que envolva com o seu eu, o seu imaginário, a sua realidade, pois assim o trabalho será mais produtivo.
Quando o aluno vai desenvolver uma produção escrita, ele resgata o eu que existe dentro de si e cria suas histórias a partir do seu mundo imaginário, constituindo sua própria linguagem.
Essa prática de produção de texto é possível fazer dentro das condições estruturais do local e da aproximação do professor para a realidade do aluno, havendo assim uma interação maior aluno- professor. O trabalho será mais qualitativo no qual é possível ter retornos surpreendentes em que o aluno progride tanto para a escrita como para a leitura, porque sem a leitura não há criatividade para escrever.


8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa abordou o tema As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e a produção de história em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio. Constatou-se que a informática é fundamental na vida dos alunos, para sua formação educacional e social, envolvendo a prática pedagógica, em que se procuraram indicativos que determinassem os instrumentos mediadores e facilitadores na construção do conhecimento dentro do processo ensino aprendizagem.
Percebeu-se que a História em Quadrinhos constitui uma linguagem simples e prazerosa, tornando o leitor parte integrantes deste mundo.
Diante do exposto, pode-se afirmar que as características da língua falada, aliadas aos elementos visuais específicos da história em quadrinhos conduzem a narrativa, construindo um todo que auxilia na compreensão, tentando aproximar as situações, o máximo possível da realidade, explicando assim, o porquê da busca da reprodução de uma conversação espontânea.
As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas de forma adequada oferecem muitas vantagens, como: fixam os conteúdos, permitem a tomada de decisão, dão significado a conceitos de difícil compreensão, requerem participação ativa, motivam, despertam as criatividades, as participações, e o prazer de aprender. O aluno consegue, sem maiores dificuldades, entender as atividades propostas, os comandos e as opções de navegação para se orientar rapidamente.
Os objetivos desta pesquisa foram atingidos, ponderando que se recorreu a reflexões e práticas eficazes para entender o quanto é importante à inserção das mídias no processo de ensino-aprendizagem, em especial, a informática, o DVD, Data Show e as mídias impressas aperfeiçoando-se, assim, a prática pedagógica. Torna-se necessário sempre repensarmos a escola e os processos educacionais, preparar de forma mais global e pedagógica todos os educadores e dirigentes envolvidos nessa nova realidade que surge com as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.
Deve-se ter a preocupação de abrir a escola para o mundo que a cerca, com medidas renovadoras, oferecendo o direito de acesso às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação a todos os alunos, assegurando uso cultural e social.
Assim, pode-se afirmar que este processo educacional permite, através de aprendizagens significativas aos alunos, a construção de novos conhecimentos.
Finaliza-se com a sugestão de que outros trabalhos continuem nessa direção, de forma a compreender melhor a complexidade do ambiente escolar com a utilização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, criando condições para que as escolas públicas ofereçam esse tipo de acesso a todos os seus alunos.



REFERÊNCIAS

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FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários a pratica Educativa. 30ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

LÉVY, Pierre. A inteligência Coletiva - por uma antropologia do ciberespaço – Edições Loyola, São Paulo, 1998.

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MENDES, M.R.S. (1990/1) El Papel Educativo de los Comics Infantiles: (Análisis de los Estereotipos Sexuales). Tese de Doutorado, Facultad de Ciencias de la Información da Universidad Autónoma de Barcelona, Barcelona.
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OLIVEIRA, Ana. O microcomputador na educação: análise deste meio a serviço de uma pedagogia emancipatória. Santa Maria: UFSM, 1989. Diss. Mestr. Educação.

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