sábado, 18 de setembro de 2010

Educação para Saúde através de Fantoches

E.E.B. Profª. Tânia Mara Silva Faria Locks
Biguaçu – S.C.
Teatro de Fantoche
Disciplina: Artes
Professor: Álvaro Augusto Rodrigues


- Nome do Projeto:
· Educação para Saúde através de Fantoches.

- Tema:
· Higiene e saúde.

- Conteúdos curriculares envolvidos:
· Concepção do texto/criação e adaptação, pesquisa, desenho, pintura, modelagem, música, figurino e interpretação.

- Números de alunos e professores participantes:
· Duas turmas de 7ª séries e duas turmas de 8ª séries, um professor de Artes com apoio do professor de português.

- Tecnologias e mídias utlizadas:
· Data show, DVD, micro system, computador e bonecos de fantoche.

- Duração:
· A previsão mínima de um mês desde a pesquisa, desenvolvimento, preparação até a apresentação final.

- Objetivo:
· Identificar, modificar e intervir nos hábitos de higiene do cotidiano dos jovens adolescentes e pré-adolescentes, através dos conceitos básicos de saúde e higiene apresentados, alterando o procedimento em seus ambientes de convivência diária, tais como escola, em casa com a família e em outros grupos de convivência social.

- Metodologia:
· Apresentação de vídeo, utilizando o Fantoche como meio propagador e difusor de hábitos saudáveis de higiene;
· Enfocar sempre as práticas relativas higiene corporal;
· Lembrar que a higiene incorreta ou a falta da mesma no corpo facilita aparecimento muitas doenças oportunistas;
· Destacar a necessidade de usar roupas sempre limpas;
· Lembrar que pés descalços também são portas de entrada para muitas doenças de origem parasitológicas;
· Manusear alimentos sempre com mãos e unhas limpas;
· Utilizar a escova e o fio dental diariamente;
· Induzir o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes de higiene;
· Lembrar do cunho social e afetivo que pode envolver a não adoção de procedimentos de higiene correto, tais como cheiros e odores desagradáveis, má aparência e outras conseqüências que poderão resultar em algum tipo de isolamento perante o grupo social em que vive.

- Resultados esperados:
· O entendimento por parte dos alunos no sentido de absorver e praticar todos os itens abordados no conteúdo apresentado através da apresentação das mídias e do teatro de Fantoche.

- Avaliação:
· Formas alternativas de pesquisa;
· Qualidade e interesse no desenvolvimento;
· Criatividade na elaboração;
· Organização na apresentação final.

- Formas de socializar a produção:
· Os trabalhos deverão ser apresentados em todas as séries iniciais e correspondentes

- Referências:
· Brasil Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiros e quartos ciclos: apresentação dos temas transversais / secretaria de Educação Fundamental, Brasília-D.F.:MEC/ SEF,1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário