sábado, 18 de setembro de 2010

PRÉ-PROJETO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
CURSISTA: ÁLVARO AUGUSTO RODRIGUES
POLO: FLORIANÓPOLIS
TUTOR: RICARDO FERNANDES BRÁZ

PRÉ-PROJETO
TEMA

Buscando a cor no “Verde” através das Mídias Informática e Material Impresso.

JUSTIFICATIVA

A cor está intensamente presente em nosso cotidiano, através do ’’verde’’ da natureza que a expõe de todas as maneiras possíveis e imagináveis, chamando atenção seja pelo brilho, seja infinita variedade de tons e até mesmo pela textura. A cor é determinante na condução da vida no universo, pois se apresenta e influi diretamente no processo de alimentação, reprodução, perpetuação de espécies e até mesmo na proteção diária na luta pela sobrevivência dos animais através da camuflagem, troca de cor e variação de tonalidade.
A cor tem a capacidade de encantar sempre, dentro delas encontramos diversas nuances, e é por este caminho que poderemos identificar, discutir, explorar e até mesmo contextualizar suas diversas funções no meio em que vivemos. Essa contextualização inclui o estudo da cor que subdivide-se em cor-luz e cor-pigmento, e sua correlação com as espécies vegetais em geral, inserindo-se aí, árvores, arbustos, forrações exóticas e nativas. Todo esse processo acontecerá através da busca propiciada pela Mídia Informática e Material Impresso que disponibilizarão recursos quase que infinitos para o aprofundamento dessa pesquisa, garantindo resultados expressivos no seu contexto e na significativa melhoria do aprendizado e no mais amplo entendimento da correlação entre o estudo da cor através do “verde” na natureza.



PROBLEMA

A ausência de livros didáticos sobre cores na escola pública sempre foi alvo de muita discussão e crítica por parte dos arte-educadores em geral, por mais moderna e evoluída que seja a escola, mesmo nas particulares, quase sempre todo esse processo é desenvolvido e subsidiado por intermédio de apostilas ou pela abnegação dos próprios professores de arte, que através da utilização de seus acervos particulares e/ou empréstimos de bibliotecas e outros, consegue de uma maneira ou outra suprir essa dificuldade crônica do ensino das Artes. Diante deste fato, como a Mídia informática através de um ambiente virtual e Material Impresso poderá atenuar as dificuldades encontradas pelos professores de arte no conhecimento e aprofundamento no estudo da cor e suas correlações com as espécies vegetais no processo de ensino-aprendizagem?
OBJETIVOS

4.1. Objetivo Geral

Estimular a pesquisa relativa ao conhecimento da cor através das plantas existentes na natureza, identificando, aprofundando e registrando as mesmas, construindo nesse processo um raciocínio que estabeleça de forma prática, objetiva e didática a correlação entre o estudo da cor e as espécies vegetais pesquisadas na natureza, utilizando e aplicando as Mídias Informática e Material Impresso.

4.2. Objetivos Específicos

· Conhecer os conceitos da cor através das Mídias Informática e Material Impresso;
· Identificar a presença da cor nas espécies vegetais;
· Pesquisar nas Mídias Informática e Material Impresso as variadas espécies vegetais, estabelecendo a correlação entre a cor e as plantas;
· Reproduzir através de desenhos as espécies e suas cores;
· Identificar a importância da natureza no universo da cor.


REFERENCIAL TEÓRICO

O arte - educador como qualquer outro professor sempre está em busca de novos atrativos no sentido de tornar mais aprazível e interessante a apresentação e introdução dos seus conteúdos. Neste sentido, a proposta deste projeto é de pesquisar, identificar e reproduzir através da Mídia Informática e Material Impresso as espécies vegetais presentes na natureza, construindo uma correlação estimulante e motivadora no cruzamento entre a ciência botânica e a arte.
Na visão de Moran (2005, p.99) “Vivemos uma época de grandes desafios no ensino focado na aprendizagem. E vale a pena pesquisar novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do sensorial, emocional, racional e do ético; do presencial e do virtual; de integração da escola, do trabalho e da vida.”
De acordo com Abbud (2006, p. 113) “Quando se fala em cor, logo vêm à mente as flores, mas o repertório cromático da vegetação é bem mais amplo que o representado por elas. A coloração das folhas e folhagens oferece diversos recursos.” Ainda sobre Abbud (2006, p. 114) [...] “Nas folhas, a percepção da cor depende de um elenco de fatores: o tamanho das superfícies, a textura, a pilosidade que permite produzir brilho ou não, a capacidade de refletir mais ou menos a luz, de ser mais ou menos translúcida.”
A maneira com que a Cor se apresenta através da organização na natureza, direta ou indiretamente tem como pressuposto despertar nos seres vivos em geral alguma forma de ação e reação. Nesse processo atrativo, induzido pelo brilho e a reflexão da luminosidade nas superfícies pigmentadas das plantas, geram-se alguns conceitos iniciais do estudo da cor.
Segundo Pedrosa (2003, p.17) “[...] cor é apenas a sensação produzida por certas organizações nervosas sob a ação da luz – mais precisamente, é a sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão.” Ainda segundo Pedrosa (2004, p.113) “[...] quando um indivíduo, de qualquer idade, começa a mexer com cores, em sua mente se desencadeia um processo de raciocínio sensível, específico da experiência relativa ao trato com imagens coloridas”.
A cor segue intrinsecamente nas plantas assim como no meio ambiente, atraindo atenções, estimulando, suscitando desejos e interesses nos mais variados gêneros, influenciando na reprodução, criação, sobrevivência e conseqüentemente na perpetuação das espécies. Este trabalho visa através da aplicação das Mídias Informática e Material Impresso aprimorarem de maneira diferenciada e motivadora o processo de ensino aprendizagem no estudo da cor, buscando combinações e referências visuais nas espécies vegetais.

6. METODOLOGIA

Esta pesquisa é de caráter qualitativo comparativo, pois se propõe buscar junto as Mídias Informática e Material Impresso e em seus recursos disponíveis todo o subsídio necessário para facilitar no aprofundamento do tema abordado e seus pontos em comum.
O desenvolvimento da mesma se dará junto ao corpo decente da Escola de Educação Básica Professora Tânia Mara Faria e Silva Locks, do município de Biguaçu S. C. Os envolvidos serão alunos e professor de Artes de 5ªa 8ª Série do Ensino Fundamental, também participará o técnico responsável pela sala de informática da escola supracitada.
A coleta de dados ocorrerá por intermédio de pesquisa através das Mídias Informática e Material Impresso, identificando a presença da cor nas espécies vegetais e estabelecendo uma correlação cromática entre as mesmas, levando em consideração os aspectos técnicos como incidência de luz e pigmentação dentro do contexto visual.
A análise de dados deste projeto se dará por intermédio de uma atividade complementar de finalização. Esta atividade consistirá na reprodução através de desenhos e ilustrações das espécies pesquisadas, que serão coloridas com as cores estudadas na mesma pesquisa, estabelecendo por final uma releitura comparativa dos elementos pesquisados nas Mídias Informática e Material Impresso, no caso as plantas e as cores e suas respectivas nuances cromáticas.




7. CRONOGRAMA




Mês

MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET


Revisão Bibliog.
...............







Coleta de Dados

................................
................................









Análise de Dados


................................
................................



Redação da Monografia Texto



................................
..........................








Revisão





.............

Defesa do TCC






..............





8.-REFERÊNCIAS



ABBUD, Benedito. Criando paisagens. Guia de Trabalho em arquitetura Paisagística. 2ª ed. São Paulo: SENAC, 2006.
MORAN, José Manuel. Desafios da Televisão e do Vídeo à Escola. Integraçãodas tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação,2005.
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistentes. 9ª ed. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial: 2003.
______________ . O universo da cor. Rio de Janeiro: SENAC , 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário