terça-feira, 21 de maio de 2013

ATENÇÃO!

Alunos da Turma 30 - Vesp./2013, EEB Tânia Mara.

Quando quiserem enviar imagens referentes ao trabalho que estão fazendo, favor enviar somente LINK da foto, assim poderei avaliá-la antes e tentar publicá-la como anexo da atividade de pesquisa do Grupo.
Obrigado.

Abraço e boa sorte a todos!

7 comentários:

  1. ( PARTE 1 )

    E.E.B Prof Tânia Mara Farias e Silva Locks
    Nome: Liliane Antunes, Julia Duarte Pereira, Ketlyn Corrêa, Paolo Gilson, Bruno Martins e Natalia de Souza
    Turma: 30 Data:15/05/13


    Impressionismo


    Origem:

    Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura francesa do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet. Tudo começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então.

    Contextualização

    Entre 15 de Abril e 15 de Maio de 1874 aconteceu a primeira EXPOSIÇÃO IMPRESSIONISTA no atelier do fotógrafo Nadar.

    Até que em 1884 é promovido o Salão dos Independentes, surgindo as tendências pós impressionistas, nomeadamente Seurat com “Uma banhista em Asnières”. O impressionismo já não era a tendência estética mais inovador

    Principais Obras:

    *Os camponeses comendo batatas,
    Autor Vincent van Gogh
    Data 1885

    *Sonata em Si Menor
    Autor: Franz Liszt

    Principais Artistas

    *Claude monet (pintor francês)

    - Edgar Degas (pintor e escultor francês)

    - Pierre-Auguste Renoir (pintor francês)


    Època e Local

    O impressionismo surgiu na França em 1874. Foi um movimento artístico que explorou a intensidade das cores e a sensibilidade do artista

    ResponderExcluir
  2. ( PARTE 2 )

    E.E.B Prof Tânia Mara Farias e Silva Locks
    Nome: Liliane Antunes, Julia Duarte Pereira, Ketlyn Corrêa, Paolo Gilson, Bruno Martins e Natalia de Souza
    Turma: 30

    Influências

    Duas influências foram fundamentais para o movimento: as estampas japonesas que popularizam-se na Europa no final do Século 19, com seu desrespeito à perspectiva e às normas de composição da academia ocidental - suas formas repletas de vida encantavam os impressionistas - e a invenção da fotografia.

    Características tecnicas do impressionismo

    Características do impressionismo nas artes plásticas:

    - Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;
    - Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;
    - Valorização da decomposição das cores;
    - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;
    - Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.

    Características do impressionismo na música:

    - Composições que buscam retratar imagens;
    - Títulos de peças que remetem a paisagens naturais;
    - Melodias sensuais e etéreas.

    Conclusão

    Nós do grupo entendemos que o Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome Impressionismo é fruto da obra Impressão, nascer do sol, de Claude Monet em 1872.
    Os pintores impressionistas não buscavam a produção de retratos nobres mas sim o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura.  As telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor a formas e a natureza.

    Referências Bibliograficas

    http://www.brasilescola.com/artes/impressionismo.htm
    http://www.pitoresco.com.br/art_data/impressionismo/
    http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/impressionismo.htm



    Imagens


    Claude Monet (1840-1926)

    http://www.maguetas.com.br/impressionismo/Monet_-_Impression.jpg

    http://www.maguetas.com.br/impressionismo/Monet_-_Tulip_Fields.jpg


    Pierre Auguste Renoir (1841-1919)

    http://www.maguetas.com.br/impressionismo/Renoir_-_Rosa_e_Azul.jpg

    http://www.maguetas.com.br/impressionismo/Renoir_-_Dance_at_Bougival.jpg

    http://www.maguetas.com.br/impressionismo/Renoir_-_La_Promenade.jpg

    Vincent Van Gogh (1853-1890)

    http://www.maguetas.com.br/impressionismo/Van_Gogh_-_Auto_Retrato.jpg


    http://www.maguetas.com.br/impressionismo/Van-Gogh-Les-Alyscamps.jpg

    http://www.maguetas.com.br/impressionismo/Van_Gogh_-_Eglise_DAuvers.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane e Grupo,

      Ao publicar imagem pesquisada pelo grupo reconhecemos o valor do trabalho de vces.
      Parabéns a equipe.
      Abraço a todos!

      Excluir
  3. E. E. B. Professora Tânia Mara Faria e Silva Locks
    Cidade: Biguaçu Bairro: Jardim Marcos Antônio
    Turma: 30
    Matéria: Artes
    Professor: Álvaro
    Grupo: Bruna, Daiana, Ana Lúcia, Débora, Guilherme, Leonardo, Vanessa.

    IMPRESSIONISMO

    INTRODUÇÃO: Este trabalho discorrerá sobre o movimento artístico chamado impressionismo, mostrará suas influências, sua contextualização global, suas origens, seus artistas (representantes), e suas grandiosas e belas obras que marcaram e continuam fascinando até os dias atuais.

    ORIGENS:
    O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Claude Monet (1840-1926) Impressão - Nascer do Sol, por causa de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy "Impressão, Nascer do Sol - eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado é porque lá há uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha". A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando.
    COMO SURGIU:
    Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura francesa do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet. Tudo começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então.
    PORQUE SURGIU:
    Os autores impressionistas não se preocupavam mais com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

    ResponderExcluir
  4. PARTE II
    PRINCIPAIS OBRAS E ARTISTAS DO IMPRESSIONIMO:
    "Regatas à Argenteuil", de Claude Monet (1840-1926). Pintura de 1872.
    Ele foi um pintor francês, o mais célebre entre os pintores impressionistas. O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, “Impressão, nascer do sol”. A técnica de Monet para pintar quadros era bastante peculiar para as pessoas e outros artistas que o viam pintando, mas a mesma, desenvolvida na época, foi considerada mais tarde como umas das mais belas do mundo, que é o impressionismo, que aparenta ser de perto apenas borrões mas ao distanciar a visão, o quadro se forma nitidamente.

    Na tela "A Garçonete com Cervejas", de Édouard Manet (1832-1883), o artista pinta uma cena de um café-concerto tipicamente parisiense, com pinceladas largas e rápidas. Feita entre (1878-1879). É considerado por estudiosos de artes plásticas como um dos mais importantes representantes do impressionismo francês, embora muitas de suas obras possuam fortes características do realismo. Os gostos de Manet não vão para os tons fortes utilizados na nova estética impressionista. Prefere os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza e a sua verdade, muito diferente dos nus adocicados da época. Manet era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. Em sua pintura, Usou formas simplificadas nas obras e abordou os temas da vida do período em que viveu.

    "O Salão de Dança em Arles", de Vincent van Vogh (1853-1890), retrata o sonho do artista em fundar, com Paul Gauguin, o "Ateliê do Sul", no sul da França. Na tela, feita em 1888, os rostos estão no limite da caricatura. Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contatos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo suicídio. A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, em 17 de Março de 1901. Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, mas durante sua vida, não conseguiu vender nenhuma de suas obras de arte.

    Em "Retrato de Fernand Halphen", de Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), o artista, que sempre fazia retratos por encomenda, demonstra um momento decisivo em sua
    evolução, com formas tensas, desenhadas e coloridos ácidos. A pintura é de 1880.
    Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Os trabalhos que Renoir incluiu em uma mostra individual de 70, organizada pelo marchand Paul Durand-Ruel, foram elogiados, e seu primeiro reconhecimento oficial veio quando o governo francês comprou Ao Piano, em 1892. A sua obra de maior impacto é Le Moulin de la Galette, em que conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria à sombra refrescante de algumas árvores.
    IMAGENS:
    http://epgemblog.blogspot.com.br/2013/03/principais-obras-do-impressionismo.html

    ResponderExcluir
  5. PARTE III

    ÉPOCA-LOCAL-CONTEXTUALIZAÇÃO

    No aprimoramento técnico, em todos os setores do desenvolvimento industrial, reinava o desejo do novo, de substituir tudo por coisas novas e industrializadas.
    Imperava a máquina fotográfica, logo seguida da versão portátil.
    Passou-se a fotografar tudo ao ar livre.
    Diante disso, o artista teve que repensar seu momento para mudar sua arte.
    “Após a simplicidade do estilo Napoleônico, veio a efervescente e próspera Era Vitoriana, que, na Grã-Bretanha é considerada o auge da Revolução Industrial inglesa e do Império Britânico.” [1]
    A Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina, e foi a consequêcia do capitalismo como modo de produção dominante.
    Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana para a motriz, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social e econômica que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média, com particular incidência nos países onde a Reforma Protestante tinha conseguido destronar a influência da Igreja Católica: Inglaterra, Escócia, Países Baixos.
    Foi o triunfo da burguesia.
    Na Inglaterra, a Grande Exposição de 1851, não só mostrou novos tipos de tecnologias, como trouxe uma esperança enganosa de que uma era de paz e fraternidade universal estaria para começar.

    INFLUÊNCIAS
    Duas influências foram fundamentais para o movimento: as estampas japonesas que popularizaram-se na Europa no século 19, com seu desrespeito á respectiva e as normas de composição da academia ocidental – suas formas repletas de vida encantavam os impressionistas e a invenção da fotografia.
    A fotografia revelou aos artistas aspectos desconhecidos do mundo e influenciou diretamente o movimento impressionista. Que destaca-se: a ideia do movimento, enquadramento casuais e instantaneidade. A influência de impressionismo visual na sua contraparte musical é bem discutida.



    ASPECTOS
    As raízes da Arte moderna estão no impressionismo. Em 1874 um grupo de jovens insatisfeitos com a pintura acadêmica se reunia para procurar descobrir novos caminhos dentro da arte. Como a fotografia estava muito na moda, eles fizeram a primeira exposição no atelier do fotógrafo chamado “nada”. Todos foram ver a exposição e ficaram impressionados.
    Os críticos diziam que não era uma pintura e sim a “impressão” de um quadro.
    Ex: Monet “O sol ao nascer”. Manet, Monet, Renoir, Degas, Sisley, Pissarro, Toulouse Lautrec, são a grande corrente desse novo estilo artistico. Essa corrente foi combatida pelo público francês durante 30 anos.
    Os franceses não souberam dar valor a essa arte na época, hoje chamada de impressionismo, apesar de serem considerados os mais cultos da Europa. O impressionismo e a corrente artística mais rica, completa, inovadora da História da arte.
    CARACTERÍSTICAS
    NAS ARTES PLÁSTICAS:
    - Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;
    - Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;
    -Valorização da decomposição das cores;
    - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;
    - Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
    NA MÚSICA:
    - Composições que buscam retratar imagens;
    - Títulos de peças que remetem a paisagens naturais;
    - Melodias sensuais e etéreas.

    CONCLUSÃO: Este trabalho foi interessante para nos mostrar o quão importante foi o impressionismo para o mundo e para a arte, através de suas técnicas explêndidas e da noção de natureza espetacular que os impressionistas possuíam.

    REFERÊNCIA:
    http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/impressionismo.htm
    http://www.pitoresco.com.br/art_data/impressionismo/
    http://www.maguetas.com.br/impressionismo.php
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna e Cia.

      Parabéns pelo trabalho, pretendo publicar imagem pesquisada p vces também, basta poder separá-las do link enviado. Também aguardo a postagem das perguntas.
      Um abraço a todos!

      Excluir