E.E.B Profª Tânia Mara F. e Silva Locks Alunas: Mariana Ferreira, Ana Júlia Cordeiro e Gabriela Godoi Turma: 20 Vespertino Ano: 2013
INTRODUÇÃO Nesse trabalho, iremos falar sobre os três estilos da Arte Medieval, suas características, origem, e principais obras. DESENVOLVIMENTO: ARTE BIZANTINA O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. As características são uso de materiais nobres, ênfase no colorido, arte de profundo caráter religioso, construção de igrejas espaçosas e monumentais, destaque para o uso de marfim nas esculturas, larga difusão dos mosaicos, com finalidade religiosa. Originou se no universo estilistico do oriente. Umas das principais obras foi. ARTE GÓTICA O estilo gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média. As suas características são elementos decorativos muito usados, as paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve, as janelas apareciam em grande quantidade, as torres eram em formato de pirâmides, anjos, santos, personagens bíblicos, igrejas, mosterios, castelos e catedrais. Uma das principais obras foi O Beijo de Judas - Giotto ARTE ROMANICA Este estilo prevaleceu na Europa no período da Alta Idade Média. Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas. Os castelos seguiram um estilo voltado para o aspecto de defesa. As paredes eram grossas e existiam poucas e pequenas janelas. Tanto as igrejas como os castelos passavam uma ideia de construções “pesadas”, voltadas para a defesa. As igrejas deveriam ser fortes e resistentes para barrarem a entrada das “forças do mal”, enquanto os castelos deveriam proteger as pessoas dos ataques inimigos durante as guerras. Com relação às esculturas e pinturas podemos destacar o caráter didático-religioso. Numa época em que poucos sabiam ler, a Igreja utilizou as esculturas, vitrais e pinturas, principalmente dentro das igrejas e catedrais, para ensinar os princípios da religião católica. Os temas mais abordados foram: vida de Jesus e dos santos, passagens da Bíblia e outros temas cristãos. Uma das principais obras foi Pantocrator - de Sant Climent de Taüll. CONCLUSÃO Podemos concluir que as três artes foram importantes de alguma forma para a história. BIBLIOGRÁFIA http://a-arte-bizantina.blogspot.com.br/ http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_medieval.htm http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/07/14/000.htm
Oi Ana Julia e Grupo! Vces foram mais q objetivos em seu trabalho, entendo q um link com alguma imagem cairiam bem na pesquisa de vces. Parabéns, entendo q o objetivo foi alcançado. Abraço a todos!
E.E.B Profª Tânia Mara Faria e Silva Locks Alunas: Alice, Jéssica Joana, Karolina Amorim e Luana Ribeiro. Turma: 20 - Matutino Ano: 2013
Introdução Neste trabalho iremos falar sobre a Arte Medieval que nada mais é Arte Bizantina e a Arte Românica. A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A arte românica, desenvolveu-se desde o século XI até o início do século XIII, período caracterizado pela crise do sistema feudal. No entanto, a Igreja ainda conservava grande poder e influência, determinando a produção cultural e artística desse período, cuja representação típica são as Basílicas.
Arte Bizantina e Românica
A arte Bizantina surgiu na cidade de Bizâncio, hoje Istambul entre os séculos V e XV. Na época, era capital do Império Romano do Oriente. Expressa-se, sobretudo, na técnica dos majestosos e cintilantes murais de mosaicos, feitos de pequenos cubos de pedra ou artificiais, embutidos na parede com argamassa e também nos ícones, quadros religiosos pintados com tempera ou encáustica, com incrustações de pedras preciosas, metais valiosos e matérias raras. A arquitetura das igrejas foi a que recebeu maior atenção da arte bizantin. A Igreja de Santa Sofia (Sofia = Sabedoria), na hoje Istambul, foi um dos maiores triunfos da nova técnica bizantina. A arte bizantina teve seu grande apogeu no século VI, durante o reinado do Imperador Justiniano. As características da arte Bizantina são: Uso de mármore em abundância, decoração utilizando a flora e fauna como motivos principais, torres com minaretes, uso de arcadas sobre colunas e cúpulas pendentes, uso do arco romano e do arco ogival ao mesmo tempo. Arte Bizantina http://3.bp.blogspot.com/-B0QGMpYWurg/Tj_Oejae7SI/AAAAAAAAAjk/L819JBwCeVo/s1600/6110.BMP
Já no ramo Ocidental encontramos a Arte Românica, cuja representação típica são as basílicas de pedra com duas apses e torres redondas repletas de arcadas. Estendeu-se do século XI à primeira metade do XIII. Seu cenário foi quase toda a Europa, exceto a França, que já a partir do século XII produzia arte gótica. Apesar da barbárie e do primitivismo que reinaram durante essa época, pode-se dizer que o românico estabeleceu as bases para a cultura européia da Idade Média. É uma pintura sobrecarregada de expressão pela intervenção de fortes sentimentos religiosos e, por isso mesmo, bastante deformadora das imagens visuais, rudimentar de técnica, muitas vezes ingênua e de inspiração popular. Surge uma arquitetura abobadada, de paredes sólidas e delicadas colunas terminadas em capitéis cúbicos, que se distancia dos rústicos castelos de pedra que davam seqüência à linha pós-romana. As características mais significativas da arquitetura românica são: Abóbadas em substituição ao telhado das basílicas, pilares maciços que sustentavam e das paredes espessas, aberturas raras e estreitas usadas como janelas, torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada, arcos que são formados por 180 graus, e, sempre grandes e sólidas. Arte Românica http://1.bp.blogspot.com/-YVFNL1G7XXk/T1_VgogtVBI/AAAAAAAAArQ/SSDDLllyRtA/s1600/arte-romanica-30.jpg Conclusão: Concluimos que tudo está diretamente ligado a divergências políticas entre as igrejas do oriente (arte bizantina) e do ocidente (arte românica), que levaram imperadores ignorantes a desprezar a arte bizantina e até mesmo mandar destruir as imagens, tudo isso culminou com a separação das igrejas, formando a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa, que comugam praticamente da mesma doutrina, os mesmos sacramentos, mas que divergem em alguns assuntos como o primado do Papa.
E.E.B Profª Tania Mara Faria e Silva Locks Escola Tânia MAra F. e S. Locks Alunos: Ana Claudia Prim,Ana Ester Fernandes,Bruno Felipe,Rafael Marques e Talita dos Santos. Turma:20
Arte Bizantina Introdução:
A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período.
Principais características da arte bizantina:
- Recebeu influências da cultura greco-romana e oriental (principalmente da Síria e Ásia Menor), realizando uma mistura destes diferentes aspectos culturais; - Estilo artístico teve presença marcante do uso de cores; - Presença marcante de temas religiosos (forte influência do cristianismo).
Pintura bizantina:
Destaque para os afrescos (pinturas feitas em paredes, principalmente de igrejas), miniaturas (para ilustrar livros) e ícones (pinturas em painéis). O tema religioso predominou principalmente a pintura de imagens de Cristo e da Virgem Maria. Arquitetura:
Na arquitetura podemos destacar a construção de grandes e imponentes igrejas, cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas. As decorações e pinturas religiosas, no interior das igrejas, eram muito utilizadas. O principal exemplo deste tipo de arquitetura é a Basílica de Santa Sofia (localizada na atual Istambul).
Escultura:
A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas.
Mosaicos:
Foi um tipo de arte muito difundido no Império Bizantino, principalmente na Era de Ouro, época de reinado do imperador Justiniano (526 a 565). As imagens em mosaico eram formadas pelos artistas a partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede. Imagens religiosas e do imperador foram os temas principais.
Conclusão:
Concluímos que a arte bizantina é assim denominada por ter nascido em Bizâncio, se firmou no inicio do séc. V, quando se deu a cisão do império. Mescla arte Romana, arte Grega e Asiática. Com presença marcante de temas religiosos e uso de cores.
E.E.B Profª Tânia Mara Faria e Silva Locks Alunas: Debora Darlene, Debora Marques,Jessica Costa e Mirian. Turma: 20
Introdução: Neste trabalho será apresentado a arte medieval bizantina romanica e suas caacterísticas, o seu estilo, obras, entre outras.
Arte medieval românica e gótico
A arte Roma nasceu em 1000 em Roma, a arte românica foi a arte cristã do ocidente europeu, desenvolvida entre os séculos XI e XII. Ela marcou a ruptura com o período clássico da era grega-romana e serviu como parte para o estilo seguinte, quando então evoluiu para formas arquitetônicas ditas egoticas ou agi vais. Tornou-se a expressão artística dos tempos do cruzados, das lutas dos mouros contra os cristãos, da proliferação das ordens religiosas, das constantes refregas travadas entre o imperador,o papa, também entre os reis e os varões feudais que tanto empobreceram a Europa. Principais obras arquitetônicas: Basílica de São Marcos em Veneza, Basílica da natividade em Belém, Igreja de Santa Sofia, Rússia. Na pintura bizantina é representada por três tipos de elementos estritamente diferenciado em sua função e forma: os ícones, as miniaturas e os afrescos. No mosaico foi uma forma de expressão artística importante no império bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de Justiniano, consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. A arte do mosaico serviu para retratar o imperador ou a imperatriz, destacando-se ainda a figura do profeta. A arte medieval Bizantina românica e gótica revolucionou o mundo, mudando os estilos radicalmente e transformando as artes.
Conclusão: Foi concluído neste trabalho que o povo cristão era muito perseguido e maltratado, e usava a arte para expressar suas ideias e pensamentos.
CONTINUAÇÃO... Alunos: Ana Claudia, Ana Ester, Talita dos Santos, Rafael Marques e Bruno Felipe
Arte Românica Introdução:
Arte era produzida nas oficinas, no governo de Carlos Magno e, com isso, um novo estilo chamado de Românico, começou a surgir, nos séculos XI e XII, na Europa.
Características:
Na época, era utilizada a abóbada, dois pilares e paredes grossas com pequenas aberturas (janelas); Leveza e repouso originários das construções. Algumas davam a impressão de se estar no céu. As igrejas românicas são grandes e sólidas e, por esse motivo, eram chamadas de fortaleza de Deus; Eram nessas igrejas que os peregrinos, que percorriam grandes distâncias para se chegar ao santuário desejado se hospedavam. Os mais procurados se encontravam em Jerusalém, Roma e Santiago de Compostela, na Espanha. Um dos pontos de parada era a basílica de Saint-Sernin, n cidade de Toulouse, uma das paradas obrigatórias para aqueles que iriam para Santiago de Compostela. Sua arquitetura, a base é representada por uma cruz e no cruzamento entre os eixos se encontra uma torre elevada. Na arquitetura:
Havia dois estilos que se destacavam: Abóbada de berço – um semicírculo simples, chamado de arco pleno, que era ampliado pelas paredes. Suas desvantagens eram a pouca luminosidade, por causa das janelas pequenas, o excesso de peso do teto, provocava desabamentos e era impossível a abertura de grandes vãos. Abóbada de arestas – criada para superar o estilo anterior, essa abóbada possui uma interseção, em ângulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares. Com esse estilo de abóbada não havia mais o problema da má iluminação e do peso do teto.
Conclusão:
A arquitetura românica, com seus grandes espaços, propiciava a presença da pintura chamada também de mural. Eram pintadas ilustrações dos livros religiosos, em conventos, mosteiros e igrejas, sobre a criação do universo e do homem. Esse tipo de pintura praticamente não possuía nada profano. Suas principais características são a deformação, em que eram expressos os sentimentos religiosos e a interpretação dos artistas sobre a realidade, e o colorimos, cores chapadas, meios-tons, jogos de luz e sombras.
EEB.Professora Tânia Mara Farias E Silva Locks. Nomes: Caroliny De Souza Madalena,Gustavo Palomanes,Jhonatan Alceu,Sander José, Guilhrme Marques, Marcus Vinicius. Turma:20 Disciplina:Artes Professor:Alvaro.
Introdução: Arte Romanica e Arte Bizantina.
Origem Da Arte Bizantina: O embrião do Império Bizantino surigu quando o Imperador Romano Constantino decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizânico uma nova capital para o Império Romano, Mais próxima ás rotas comerciais que ligavam o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, e a Europa á Asia.e
Onde Aconteceu:O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar que esta tendência artística, por meio de influência político-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.
Quais Foram As Obras De Arte:Após a morte e a ressurreição de Cristo, a fé nova espalhou-se rapidamente durante todo o mundo romano e o Oriente Médio. As histórias dos Apóstolos e das testemunhas que tinham conhecido Cristo davam descrições de sua aparência. Em algum ponto as pessoas começaram a criar e distribuir pinturas de Cristo. Estas incluindo também seus discípulos e os mártires da fé cristã.
Havia também umas pinturas muito antigas de Pedro e de Paulo. Entretanto, a Igreja ficou um tanto dividida sobre as imagens de Cristo.
Quem Foram Os Reis:
Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente
Conclusão: concluimos nesse trabalho que o embrião do Império Bizântino surgiu quando o Imperador Romano constantino decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizântina.
O trabalho de vces entendo está em fase de conclusão, pois sobre Arte Românica ficou um pouco desejar. Sei q vces irão concluir, quero bem avaliar na integra, parabéns pelo q alcançaram até aqui. Abraço a todos!
E.E.B. Prof.ª Tânia Mara F&S Locks. Alunos: Caroline Olário, Diogo Schvartz, Flavia Costa, Gustavo da Silva, Luana N. de Souza e Jonathan Barbosa. Turma: 20.
Introdução: Neste trabalho queremos apresentar a todos um pouco da arte Medieval contando um pouco sobre onde ela se iniciou, o período de incio e termino, sobre os seus aspectos que inclui economia, religião entre outro, falando também sobre oque essa arte foi marcada e seus estilosos que eram: estilo românico e estilo gótico. Neste trabalho apresentaremos também um pouco da Arte Bizantina, que assim como a arte Medieval, sera falado um pouco de onde ela surgiu, data de início e termino, loca, as principais características e alguns modelos de obra. Esperamos que neste trabalho o leitor possa ter uma base de aprendizado sobre essas artes!
ARTE BIZANTINA. A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período. • PINTURA BIZANTINA: Destaque para os afrescos (pinturas feitas em paredes, principalmente de igrejas), miniaturas (para ilustrar livros) e ícones (pinturas em painéis). O tema religioso predominou principalmente a pintura de imagens de Cristo e da Virgem Maria. • ARQUITETURA: Na arquitetura podemos destacar a construção de grandes e imponentes igrejas, cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas. As decorações e pinturas religiosas, no interior das igrejas, eram muito utilizadas. O principal exemplo deste tipo de arquitetura é a Basílica de Santa Sofia (localizada na atual Istambul). • ESCULTURA: A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas. • MOSAICO: Foi um tipo de arte muito difundido no Império Bizantino, principalmente na Era de Ouro, época de reinado do imperador Justiniano (526 a 565). As imagens em mosaico eram formadas pelos artistas a partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede. Imagens religiosas e do imperador foram os temas principais.
ARTE MEDIEVAL. Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade. Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico. As artes que se destacaram na Idade Média foram às artes plásticas: arquitetura, pintura e escultura. Suas principais realizações foram às igrejas, podendo-se distinguir, nelas, dois estilos básicos: o romântico e gótico.
ARTE MEDIEVAL - estilo românico, estilo gótico, arquitetura, escultura, pintura ... www.suapesquisa.com
• Românico: 1 – na arquitetura: a impressão de solidez inabalável das construções, firmemente plantadas no solo. Um efeito visual perfeito, para transmitir a confiança na solidez da Igreja Católica, num mundo agitado e inseguro. Para aguentar o peso das abóbadas de pedra, usam-se colunas grossas e paredes maciças, reforçadas, do lado de fora, por contrafortes. Para não enfraquecer as paredes, as janelas são poucas e estreitas, criando contrastes de luz e sombra no interior, que transpira recolhimento e paz. 2 – na decoração: a escultura e a pintura são mais usadas como complementos da arquitetura. Os temas são escolhidos e tratados de modo a formarem um catecismo visual, que ensina ao povo analfabeto os fundamentos da religião. 3 - Uma das principais obras foi Pantocrator - de Sant Climent de Taüll.
• Gótico: 1 - na arquitetura: a catedral gótica é um movimento em direção ao céu. Tanto no exterior como no interior, todas as linhas da construção apontam para o alto. Essa atração para cima é acentuada pelo uso de arcos pontudos (arcos ogivais), substituindo os arcos plenos do estilo românico. 2 - na pintura: no estilo gótico, embora a pintura seja frequentemente substituída pelos vitrais, são comuns as pinturas em painéis de madeira e sobre relevos. As figuras adquirem mais naturalidade, e o colorido é mais vivo. 3 - Uma das principais obras foi O Beijo de Judas - Giotto.
Querida Carol OLÁRIO e Cia. O trabalho do grupo entendo ter alcançado o objetivo proposto, só não publiquei a imagem pq faltou detalhá-la, com nome/título, data/época, local onde se encontra etc... No mais, parabéns ao grupo. Sdções a todos!
EEB.Tânia Mara Faria e Silva Locks. Alunos: Alisson Salles Souza, Carolina Miranda, Jéssica de Oliveira Machado Vieira, Lucas Soares e Thainá Lisboa da Silva. Turma: 20 - Matutino Ano: 2013
INTRODUÇÃO: Neste trabalho serão evidenciados os seguintes assuntos: arte bizantina e arte românica. Primeiro falaremos sobre a arte bizantina e em seguida sobre a arte românica. Nosso objetivo é fazer com que o trabalho seja direto e objetivo, com isso, usamos a internet como fonte de pesquisa.
PESQUISA: ARTE BIZANTINA A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria. A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficilização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus. A tentativa de preservar o caráter universal do Império fez com que o cristianismo no oriente destacasse aspectos de outras religiões, isso explica o desenvolvimento de rituais, cânticos e basílicas. O apogeu da cultura bizantina ocorreu durante o reinado de Justiniano ( 526-565 d.C. ), considerada como a Idade de Ouro do império.
Arquitetura: O grande destaque da arquitetura foi a construção de Igrejas, facilmente compreendido dado o caráter teocrático do Império Bizantino. A necessidade de construir Igrejas espaçosas e monumentais, determinou a utilização de cúpulas sustentadas por colunas, onde haviam os capitéis, trabalhados e decorados com revestimento de ouro, destacando-se a influência grega. A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo dessa arquitetura, onde trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos. Por fora o templo era muito simples, porém internamente apresentava grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com formas geométricas, de cenas do Evangelho. Na cidade italiana de Ravena, conquistada pelos bizantinos, desenvolveu-se um estilo sincrético, fundindo elementos latinos e orientais, onde se destacam as Igrejas de Santo Apolinário e São Vital, destacando-se esta última onde existe uma cúpula central sustentadas por colunas e os mosaicos como elementos decorativos.
Pintura e Escultura : A pintura bizantina não teve grande desenvolvimento, pois assim como a escultura sofreram forte obstáculo devido ao movimento iconoclasta . Encontramos três elementos distintos: os ícones, pinturas em painéis portáteis, com a imagem da Virgem Maria, de cristo ou de santos; as miniaturas, pinturas usadas nas ilustrações dos livros, portanto vinculadas com a temática da obra; e os afrescos, técnica de pintura mural onde a tinta era aplicada no revestimento das paredes, ainda úmidos, garantindo sua fixação. Destaca-se na escultura o trabalho com o marfim, principalmente os dípticos, obra em baixo relevo, formada por dois pequenos painéis que se fecham, ou trípticos, obras semelhantes às anteriores, porém com uma parte central e duas partes laterais que se fecham.
Mosaicos: O Mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de justiniano, consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. A arte do mosaico serviu para retratar o Imperador ou a imperatriz, destacando-se ainda a figura dos profetas.
PESQUISA: ARTE ROMÂNICA A arte românica, cuja representação típica são as basílicas de pedra com duas apses e torres redondas repletas de arcadas, estendeu-se do século XI à primeira metade do XIII. Seu cenário foi quase toda a Europa, exceto a França, que já a partir do século XII produzia arte gótica. Apesar da barbárie e do primitivismo que reinaram durante essa época, pode-se dizer que o românico estabeleceu as bases para a cultura européia da Idade Média. O feudalismo era a nova ordem da sociedade de então, enquanto o Sacro Império ia se firmando politicamente. Até esse momento, a arquitetura não diferenciava formalmente palácios de igrejas, devido ao fato de o imperador, de alguma forma, representar tanto o poder religioso quanto o temporal. Os beneditinos, logo após as primeiras reformas monacais, foram os primeiros a propor em suas construções as formas originais do românico. Surge assim uma arquitetura abobadada, de paredes sólidas e delicadas colunas terminadas em capitéis cúbicos, que se distancia dos rústicos castelos de pedra que davam seqüência à linha pós-romana. Na pintura e na escultura, as formas se mantêm dentro da mesma linha da arquitetura, severa e pesada, completamente afastadas de qualquer intenção de imitar a realidade e conseguindo, como resultado, uma estética dotada de certa graça infantil.
Arquitetura: Foi nas igrejas que o estilo românico se desenvolveu em toda a sua plenitude. Suas formas básicas são facilmente identificáveis: a fachada é formada por um corpo cúbico central, com duas torres de vários pavimentos nas laterais, finalizadas por tetos em coifa. Um ou dois transeptos, ladeados por suas fachadas correspondentes, cruzam a nave principal. Frisos de arcada de meio ponto estendem-se sobre a parede, dividindo as plantas. O motivo da arcada também se repete como elemento decorativo de janelas, portais e tímpanos. As colunas são finas e culminam em capitéis cúbicos lavrados com figuras de vegetais e animais. No conjunto, as formas cúbicas de muros e fachadas se combinam com as cilíndricas, de apses e colunas. Nesse estilo destacam-se a abadia de Mont Saint-Michel, na França, e a catedral de Speyer, na Alemanha. Embora hoje em dia os resultados dessa abordagem nos pareçam pouco sofisticados, atrasados em relação às aquisições do império romano ou do Oriente em geral, o românico significou em sua época um progresso para a Europa, esgotada e embrutecida por inumeráveis invasões bárbaras que duraram quase cinco séculos. A paz que Carlos Magno impôs na Europa reflete-se nesse estilo, fundamento de toda a cultura que se seguirá a ele.
Escultura: A escultura românica desenvolve-se nos relevos de pórticos e arcadas com uma exuberância inesperada e em perfeito contraste com as pesadas formas arquitetônicas. A fusão das formas orientais de Bizâncio com as romanas antigas resulta numa estatuária de caráter ornamental. O espaço em branco dos frisos, capitéis e pórticos é coberto por uma profusão de figuras apresentadas de frente e com as costas grudadas na parede. O corpo desaparece sob as inúmeras camadas de dobras angulosas e afiladas das vestes. As figuras humanas se alternam com as de animais fantásticos, mais condizentes com a iconografia do Oriente Médio do que com a do cristianismo. No entanto, a temática das cenas representadas é religiosa. Isso se deve ao fato de que os relevos, além de decorar a fachada, tinham uma função didática, já que eram organizados em faixas, lidas da direita para a esquerda. Devemos mencionar também o desenvolvimento da ourivesaria durante esse período. A exemplo da escultura e da pintura, essa arte teve um caráter religioso, tendo por isso se voltado para a fabricação de objetos como relicários, cruzes, estatuetas, Bíblias e para a decoração de altares. Os grandes reis também se sentiram atraídos por essa forma de grandeza, encomendando aos ourives luxuosas coroas incrustadas, bem como globos decorados e cetros de ouro.
O românico coincidiu com as primeiras peregrinações na Europa. Para que uma igreja fosse considerada um lugar de peregrinação, ela deveria possuir as relíquias de algum santo, ou seja, seus restos mortais ou parte deles, ou algo que tivesse pertencido a ele. Tais itens eram guardados em primorosas obras de ourivesaria, como cruzes de fundo duplo de ouro ou esmalte, ou imagens ocas de madonas com incrustações de pedras preciosas lapidadas rusticamente. As Sagradas Escrituras, em versões manuscritas elaboradas pelo trabalho paciente de monges copistas, eram encadernadas em sólidas capas de ouro, pedras preciosas e pérolas. As igrejas mais ricas revestiam seus altares com esses mesmos materiais. Embora, a princípio, o estilo fosse um tanto primitivo, de acordo com o espírito da época, se desenvolveram técnicas refinadas, entre as quais se destacam a filigrana e o esmalte.
Pintura: Originalmente, as naves das igrejas românicas eram decoradas com pinturas murais de uma policromia intensa e perfeitamente harmonizadas com a arquitetura. Seus desenhos iam das formas da antiga pintura romana aos ícones bizantinos, ocupando naves e absides. Os temas mais freqüentes abordavam cenas retiradas do Antigo e do Novo Testamento e da vida de santos e mártires, repletas de sugestões de exemplos edificantes. Também não faltavam as alegorias dos vícios e virtudes, representadas por animais fantásticos, próprios de um bestiário oriental. As figuras não tinham nenhuma plasticidade, e as formas do corpo apenas se insinuavam nas rígidas dobras dos mantos e túnicas. Os traços faciais eram acentuados por contornos de traços grossos e escuros. Os fundos apresentavam uma só cor, branco ou dourado, emoldurados por frisos geométricos. Para desenvolver esse tipo de pintura mural, os artistas do românico em geral recorreram às técnicas da pintura do afresco, misturando a tinta com água de cola ou com cera. Por outro lado, é preciso mencionar também o trabalho que se fazia então de iluminura de Bíblias e obras manuscritas. Cada vez mais sofisticado, ele evoluía paralelamente à pintura formal, tanto em termos de estilo quanto de desenvolvimento da técnica pictórica.
CONCLUSÃO DO GRUPO: Mediante aos fatos expostos e a pesquisas pode-se concluir que a formação da arte bizantina deu-se no período constantiniano, quando vários elementos se combinaram para dar forma a um estilo bizantino mais presente nas criações arquitetônicas, já que pouco resta da pintura, da escultura e dos mosaicos da época. Já a arte românica surgiu em plena época feudal, e foi desenvolvido entre o século XI e finais do século XII, transformando-se numa arte amadurecida e estruturalmente flexível. Hoje em dia podemos observar algumas esculturas tanto bizantina quanto românica em alguns museus ou até em imagens pela internet. Observamos que tais obras são extremamente incríveis. Na arte bizantina, os bizantinos souberam combinar o luxo e o exotismo orientais com equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana. A arte romanica seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais da Grécia Antiga e chegou a "copiar" estátuas clássicas. Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas, o que é muito curioso e interessante.
ALGUMAS IMAGENS: *ARTE BIZANTINA: http://biztravels.net/biztravels/pix/pix000751.jpg *ARTE ROMANICA: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/eb/Statue-Augustus.jpg/300px-Statue-Augustus.jpg
Jessica Ferreira e Grupo, Talvez tenha sido o trabalho q mais correspondeu ao q solicitamos, espero q a conclusão seja realmente d vces, parabéns a todos. Um abraço a o grupo.
E.E.B Profª Tânia Mara F. e Silva Locks Alunas: Mariana Ferreira, Ana Júlia Cordeiro e Gabriela Godoi Turma: 20 Vespertino Ano: 2013
PERGUNTAS SOBRE O TRABALHO A ARTE BIZANTINA
1) Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso de que?? R: Arcos de volta-perfeita e abóbadas. 2) Os castelos seguiram um estilo voltado para que aspecto? R: De defesa. 3) Quais as características da Arte Bizantina? R: As características são uso de materiais nobres, ênfase no colorido, arte de profundo caráter religioso, construção de igrejas espaçosas e monumentais, destaque para o uso de marfim nas esculturas, larga difusão dos mosaicos, com finalidade religiosa. 4) Aonde predominou o estilo gótico? R: Predominou na Europa. 5) Aonde se originou a Arte Bizantina? R: Originou se no universo estilistico do oriente. 6) Cite uma das principais obras da arte românica. R: Pantocrator - Sant.
7) Em que período o estilo gótico predominou na Europa? R: Baixa idade média. 8) Cite uma das obras da arte gótica. R: O beijo de Judas-Geotto 9) Numa época em que poucos sabiam ler, quais métodos a igreja utilizou para ensinar os princípios da religião católica? R: Esculturas, vitrais e pinturas. 10) A expressão sobre o termo a Arte Bizantina refere-se ao o que? R: Refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino.
Alunos: Ana Claudia Prim, Ana Ester Fernandes, Bruno Felipe, Rafael Marques e Talita dos Santos. Turma: 20 QUESTIONÁRIO:
1- A que se refere a arte bizantina? R: A manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV).
2- Oque podemos destacar na arquitetura bizantina? R: Podemos destacar a construção de grandes igrejas cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas.
3- Como que eram feitos os mosaicos? R: A partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede.
4- Como eram chamadas as igrejas românicas? R: Fortaleza de Deus.
5- Quais eram os dois estilos que se destacavam na arquitetura românica? R: Abóbada de berço e Abóbada de arestas.
6-A arte bizantina recebeu influências de que cultura? R: Greco-romana e oriental (principalmente da Síria e Ásia Menor).
7-Cite as principais características da escultura bizantina? R: Uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométrica e folhagem estilizadas.
8-Onde são feitas as pinturas em afresco? R: Em paredes, principalmente de Igrejas.
9-A arte bizantina se refere a que? R: Se refere as manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV).
10-Quais foram os temas principais do mosaico? R: Imagens religiosas e do Imperador.
E.E.B Profª Tânia Mara F. e Silva Locks Alunas: Alice Machado, Jéssica Joana, Karolina Amorim, Luana Ribeiro e Tiane Gouvea. Turma: 20 - Vespertino Ano: 2013
PERGUNTAS REFERENTES Á ARTE BIZANTINA
1) No ramo Ocidental encontramos a Arte Românica. Onde ela ocorreu? R: Quase toda a Europa, exceto a França.
2) Quais as características mais significativas da arquitetura Românica? R: São abóbadas em substituição ao telhado das basílicas, pilares maciços que sustentavam e das paredes espessas, aberturas raras e estreitas usadas como janelas, torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada, arcos que são formados por 180 graus, e, sempre grandes e sólidas.
3) Qual o ponto máximo da Arte Bizantina? R: Seu ponto máximo foi a arquitetura.
4) Qual foi a arte que surgiu por necessidade absoluta em função do frio? R: A tapeçaria.
5) Para que a tapeçaria era utilizada? R: Era para conservar a umidade, o frio e a escuridão no interior do castelo.
6) Cite uma característica da Arte Bizantina. R: Presença marcante de temas religiosos (forte influência do cristianismo).
7) Complete a frase baseada nas informações do texto: " Bizâncio era uma cidade que servia de entreposto comercial entre o..." R: Oriente e Ocidente
8) Qual era o nome da igreja localizada na Rússia? R: Santa Sofia
9) De onde origina-se o termo Arte Bizantina? R: Origina-se da cidade que foi na sua época, a capital do Império Romano do Oriente, Bizâncio.
10) Referente as principais características da Arte Bizantina, escolha a alternativa CORRETA. A) Figuras com muito paisagismo ao fundo B) Figuras curtas, de pé, mão e cabeça grande. C) Figuras sacras ou de imperadores D) Não utilizam cores como vermelho, azul e principalmente dourado. R: Letra C
Alunos: Ana Claudia Prim, Ana Ester Fernandes, Bruno Felipe, Rafael Marques e Talita dos santos
Turma: 20
OBS: PROFESSOR ANULE TODAS AS OUTRAS QUESTÕES QUE EU JÁ AVIA POSTADO AQUI.
QUESTIONÁRIO: 1- A que se refere a arte Bizantina? R: À manifestações artísticas(pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Imperio Bizantino.
2-Caracterize a arte bizantina. R:-Recebeu influencias da cultura greco-romana e oriental. -estilo artístico teve presença marcante do uso de cores. -Presença marcante de temas religiosos.
3-Qual era o destaque da pintura bizantina? R:Os afrescos e o tema religioso.
4-Como era feito os mosaicos? R:A partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede.
5-Como eram chamadas as igrejas românicas? R:Fortaleza de Deus.
6-Como era chamado as pinturas feitas em paredes na arte Bizantina? R: Afrescos.
7-Qual cultura influenciou a arte bizantina? R:Greco-romana e oriental.
8-Oque podemos destacar na arquitetura bizantina? R:Podemos destacar a construção de grandes igrejas cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas.
9-Cite as principais características da escultura bizantina? R:Uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométrica e folhagem estilizadas.
10-Quais eram os dois estilos que se destacaram na arquitetura românica? R:Abóbada de berço e abóbada de arestas.
Alunos: Mirian, Débora Marques, Debora Darlene e Jessica Costa. Turma:20
1- Quando surgiu a arte medieval bizantina românica? R: Século XI até o século XII
2- Onde nasceu a arte medieval bizantina? R: Em Roma
3- Características da arquitetura? Substituição do teto de madeira por abóbadas, grande espressura das paredes, poucas janelas, consolidação das paredes por contrafortes ou gigantes para dar sustentação ao prédio, consolidação dos arcos por meio arquivoltas.
4- Principais obras da arquitetura? R: castelos, igrejas, mosteiros e basílicas
5- Quais foram as influências da arte bizantina? R: Helénicas, romanas, persas, arménias
6- Características da pintura? R: Ausência da perspectiva e volume, figuras sobras ou de imperadores, ausência da paisagem do fundo, uso de ícones e das iluminares, predomínio do mosaico
7- Principais obras da pintura? R: Virgem Maria, sozinha ou com o menino Jesus, ou retrato de Jesus
8- Características das esculturas? R: Trabalho com marfim, obra em baixo relevo, formada por dois pequenos painéis que se fecham
9- Principais obras esculturais? R: Imagem do imperador, dípticos consulares de uma qualidade e maestra imcomparavéis
10- O que é mosaico? R: O mosaico foi uma forma de expressão artística consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede
E.E.B Profª Tânia Mara F. e Silva Locks
ResponderExcluirAlunas: Mariana Ferreira, Ana Júlia Cordeiro e Gabriela Godoi
Turma: 20 Vespertino
Ano: 2013
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho, iremos falar sobre os três estilos da Arte Medieval, suas características, origem, e principais obras.
DESENVOLVIMENTO:
ARTE BIZANTINA
O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. As características são uso de materiais nobres, ênfase no colorido, arte de profundo caráter religioso, construção de igrejas espaçosas e monumentais, destaque para o uso de marfim nas esculturas, larga difusão dos mosaicos, com finalidade religiosa. Originou se no universo estilistico do oriente. Umas das principais obras foi.
ARTE GÓTICA
O estilo gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média. As suas características são elementos decorativos muito usados, as paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve, as janelas apareciam em grande quantidade, as torres eram em formato de pirâmides, anjos, santos, personagens bíblicos, igrejas, mosterios, castelos e catedrais. Uma das principais obras foi O Beijo de Judas - Giotto
ARTE ROMANICA
Este estilo prevaleceu na Europa no período da Alta Idade Média. Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas. Os castelos seguiram um estilo voltado para o aspecto de defesa. As paredes eram grossas e existiam poucas e pequenas janelas. Tanto as igrejas como os castelos passavam uma ideia de construções “pesadas”, voltadas para a defesa. As igrejas deveriam ser fortes e resistentes para barrarem a entrada das “forças do mal”, enquanto os castelos deveriam proteger as pessoas dos ataques inimigos durante as guerras. Com relação às esculturas e pinturas podemos destacar o caráter didático-religioso. Numa época em que poucos sabiam ler, a Igreja utilizou as esculturas, vitrais e pinturas, principalmente dentro das igrejas e catedrais, para ensinar os princípios da religião católica. Os temas mais abordados foram: vida de Jesus e dos santos, passagens da Bíblia e outros temas cristãos. Uma das principais obras foi Pantocrator - de Sant Climent de Taüll.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que as três artes foram importantes de alguma forma para a história.
BIBLIOGRÁFIA
http://a-arte-bizantina.blogspot.com.br/
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_medieval.htm
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/07/14/000.htm
Oi Ana Julia e Grupo!
ExcluirVces foram mais q objetivos em seu trabalho, entendo q um link com alguma imagem cairiam bem na pesquisa de vces.
Parabéns, entendo q o objetivo foi alcançado.
Abraço a todos!
E.E.B Profª Tânia Mara Faria e Silva Locks
ResponderExcluirAlunas: Alice, Jéssica Joana, Karolina Amorim e Luana Ribeiro.
Turma: 20 - Matutino
Ano: 2013
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre a Arte Medieval que nada mais é Arte Bizantina e a Arte Românica. A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV).
A arte românica, desenvolveu-se desde o século XI até o início do século XIII, período caracterizado pela crise do sistema feudal. No entanto, a Igreja ainda conservava grande poder e influência, determinando a produção cultural e artística desse período, cuja representação típica são as Basílicas.
Arte Bizantina e Românica
A arte Bizantina surgiu na cidade de Bizâncio, hoje Istambul entre os séculos V e XV. Na época, era capital do Império Romano do Oriente. Expressa-se, sobretudo, na técnica dos majestosos e cintilantes murais de mosaicos, feitos de pequenos cubos de pedra ou artificiais, embutidos na parede com argamassa e também nos ícones, quadros religiosos pintados com tempera ou encáustica, com incrustações de pedras preciosas, metais valiosos e matérias raras.
A arquitetura das igrejas foi a que recebeu maior atenção da arte bizantin. A Igreja de Santa Sofia (Sofia = Sabedoria), na hoje Istambul, foi um dos maiores triunfos da nova técnica bizantina.
A arte bizantina teve seu grande apogeu no século VI, durante o reinado do Imperador Justiniano.
As características da arte Bizantina são: Uso de mármore em abundância, decoração utilizando a flora e fauna como motivos principais, torres com minaretes, uso de arcadas sobre colunas e cúpulas pendentes, uso do arco romano e do arco ogival ao mesmo tempo.
Arte Bizantina http://3.bp.blogspot.com/-B0QGMpYWurg/Tj_Oejae7SI/AAAAAAAAAjk/L819JBwCeVo/s1600/6110.BMP
Já no ramo Ocidental encontramos a Arte Românica, cuja representação típica são as basílicas de pedra com duas apses e torres redondas repletas de arcadas. Estendeu-se do século XI à primeira metade do XIII. Seu cenário foi quase toda a Europa, exceto a França, que já a partir do século XII produzia arte gótica. Apesar da barbárie e do primitivismo que reinaram durante essa época, pode-se dizer que o românico estabeleceu as bases para a cultura européia da Idade Média. É uma pintura sobrecarregada de expressão pela intervenção de fortes sentimentos religiosos e, por isso mesmo, bastante deformadora das imagens visuais, rudimentar de técnica, muitas vezes ingênua e de inspiração popular.
Surge uma arquitetura abobadada, de paredes sólidas e delicadas colunas terminadas em capitéis cúbicos, que se distancia dos rústicos castelos de pedra que davam seqüência à linha pós-romana. As características mais significativas da arquitetura românica são: Abóbadas em substituição ao telhado das basílicas, pilares maciços que sustentavam e das paredes espessas, aberturas raras e estreitas usadas como janelas, torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada, arcos que são formados por 180 graus, e, sempre grandes e sólidas.
Arte Românica http://1.bp.blogspot.com/-YVFNL1G7XXk/T1_VgogtVBI/AAAAAAAAArQ/SSDDLllyRtA/s1600/arte-romanica-30.jpg
Conclusão:
Concluimos que tudo está diretamente ligado a divergências políticas entre as igrejas do oriente (arte bizantina) e do ocidente (arte românica), que levaram imperadores ignorantes a desprezar a arte bizantina e até mesmo mandar destruir as imagens, tudo isso culminou com a separação das igrejas, formando a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa, que comugam praticamente da mesma doutrina, os mesmos sacramentos, mas que divergem em alguns assuntos como o primado do Papa.
Referências:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-romanica/arte-romanica.php
http://www.bepeli.com.br/artes/arte_bizantina/arte%20bizantina.html
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_bizantina.htm
http://taislc.blogspot.com.br/2008/09/bizantinos-romnicos.html
Olá Jessica e Grupo!
ExcluirO fato de termos postado imagens pesquisadas por vces, de alguma forma referenda a pesquisa do grupo.
Parabéns!
Sdções ao Grupo!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirE.E.B Profª Tania Mara Faria e Silva Locks
ExcluirEscola Tânia MAra F. e S. Locks
Alunos: Ana Claudia Prim,Ana Ester Fernandes,Bruno Felipe,Rafael Marques e Talita dos Santos.
Turma:20
Arte Bizantina
Introdução:
A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período.
Principais características da arte bizantina:
- Recebeu influências da cultura greco-romana e oriental (principalmente da Síria e Ásia Menor), realizando uma mistura destes diferentes aspectos culturais;
- Estilo artístico teve presença marcante do uso de cores;
- Presença marcante de temas religiosos (forte influência do cristianismo).
Pintura bizantina:
Destaque para os afrescos (pinturas feitas em paredes, principalmente de igrejas), miniaturas (para ilustrar livros) e ícones (pinturas em painéis). O tema religioso predominou principalmente a pintura de imagens de Cristo e da Virgem Maria.
Arquitetura:
Na arquitetura podemos destacar a construção de grandes e imponentes igrejas, cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas. As decorações e pinturas religiosas, no interior das igrejas, eram muito utilizadas. O principal exemplo deste tipo de arquitetura é a Basílica de Santa Sofia (localizada na atual Istambul).
Escultura:
A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas.
Mosaicos:
Foi um tipo de arte muito difundido no Império Bizantino, principalmente na Era de Ouro, época de reinado do imperador Justiniano (526 a 565). As imagens em mosaico eram formadas pelos artistas a partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede. Imagens religiosas e do imperador foram os temas principais.
Conclusão:
Concluímos que a arte bizantina é assim denominada por ter nascido em Bizâncio, se firmou no inicio do séc. V, quando se deu a cisão do império. Mescla arte Romana, arte Grega e Asiática. Com presença marcante de temas religiosos e uso de cores.
Bibliografia:
-http://www.slideshare.net/edyonil/idade-mdia-arte-bizantina
-http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_bizantina.htm
-----------------------------------------------------------------------------------
E.E.B Profª Tânia Mara Faria e Silva Locks
ExcluirAlunas: Debora Darlene, Debora Marques,Jessica Costa e Mirian.
Turma: 20
Introdução: Neste trabalho será apresentado a arte medieval bizantina romanica e suas caacterísticas, o seu estilo, obras, entre outras.
Arte medieval românica e gótico
A arte Roma nasceu em 1000 em Roma, a arte românica foi a arte cristã do ocidente europeu, desenvolvida entre os séculos XI e XII. Ela marcou a ruptura com o período clássico da era grega-romana e serviu como parte para o estilo seguinte, quando então evoluiu para formas arquitetônicas ditas egoticas ou agi vais.
Tornou-se a expressão artística dos tempos do cruzados, das lutas dos mouros contra os cristãos, da proliferação das ordens religiosas, das constantes refregas travadas entre o imperador,o papa, também entre os reis e os varões feudais que tanto empobreceram a Europa.
Principais obras arquitetônicas: Basílica de São Marcos em Veneza, Basílica da natividade em Belém, Igreja de Santa Sofia, Rússia.
Na pintura bizantina é representada por três tipos de elementos estritamente diferenciado em sua função e forma: os ícones, as miniaturas e os afrescos.
No mosaico foi uma forma de expressão artística importante no império bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de Justiniano, consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. A arte do mosaico serviu para retratar o imperador ou a imperatriz, destacando-se ainda a figura do profeta.
A arte medieval Bizantina românica e gótica revolucionou o mundo, mudando os estilos radicalmente e transformando as artes.
Conclusão:
Foi concluído neste trabalho que o povo cristão era muito perseguido e maltratado, e usava a arte para expressar suas ideias e pensamentos.
Bibliografia:http://artenaidademedia.blogspot.com.br/2010/06/arte-medieval-e-suas-caracteristicas.html
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/07/14/001.htm
Imagens: http://1.bp.blogspot.com/_elbEcX5p8eA/SHxVVaX5KHI/AAAAAAAAACI/GuAnoGi8JyQ/s400/arte_bizantina.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/67/Hagiasophia-christ.jpg
CONTINUAÇÃO...
ResponderExcluirAlunos: Ana Claudia, Ana Ester, Talita dos Santos, Rafael Marques e Bruno Felipe
Arte Românica
Introdução:
Arte era produzida nas oficinas, no governo de Carlos Magno e, com isso, um novo estilo chamado de Românico, começou a surgir, nos séculos XI e XII, na Europa.
Características:
Na época, era utilizada a abóbada, dois pilares e paredes grossas com pequenas aberturas (janelas);
Leveza e repouso originários das construções. Algumas davam a impressão de se estar no céu.
As igrejas românicas são grandes e sólidas e, por esse motivo, eram chamadas de fortaleza de Deus;
Eram nessas igrejas que os peregrinos, que percorriam grandes distâncias para se chegar ao santuário desejado se hospedavam. Os mais procurados se encontravam em Jerusalém, Roma e Santiago de Compostela, na Espanha. Um dos pontos de parada era a basílica de Saint-Sernin, n cidade de Toulouse, uma das paradas obrigatórias para aqueles que iriam para Santiago de Compostela. Sua arquitetura, a base é representada por uma cruz e no cruzamento entre os eixos se encontra uma torre elevada.
Na arquitetura:
Havia dois estilos que se destacavam:
Abóbada de berço – um semicírculo simples, chamado de arco pleno, que era ampliado pelas paredes. Suas desvantagens eram a pouca luminosidade, por causa das janelas pequenas, o excesso de peso do teto, provocava desabamentos e era impossível a abertura de grandes vãos.
Abóbada de arestas – criada para superar o estilo anterior, essa abóbada possui uma interseção, em ângulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares. Com esse estilo de abóbada não havia mais o problema da má iluminação e do peso do teto.
Conclusão:
A arquitetura românica, com seus grandes espaços, propiciava a presença da pintura chamada também de mural. Eram pintadas ilustrações dos livros religiosos, em conventos, mosteiros e igrejas, sobre a criação do universo e do homem. Esse tipo de pintura praticamente não possuía nada profano. Suas principais características são a deformação, em que eram expressos os sentimentos religiosos e a interpretação dos artistas sobre a realidade, e o colorimos, cores chapadas, meios-tons, jogos de luz e sombras.
Bibliografia:
-http://www.infoescola.com/artes/arte-romanica/
-http://historia-da-arte.info/mos/view/Arte_Rom%C3%A2nica/
--------------------------------------------------------
v
IMAGENS...
ExcluirARTE BIZANTINA:
http://seligaartista.blogspot.com.br/2010/11/arte-bizantina.htmlvv
ARTE ROMÂNICA:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://ww3.fl.ul.pt/pessoais/luis_afonso/images/4aula1.jpg&imgrefurl=http://ww3.fl.ul.pt/pessoais/luis_afonso/aula1.htm&usg=__paiT3NjuXl49R1lSwCX_z3Hugu4=&h=300&w=401&sz=13&hl=pt-BR&start=17&sig2=q0HhGbjXbFi196Qx2xs5gA&zoom=1&tbnid=ar84OXSeGGs_cM:&tbnh=93&tbnw=124&ei=FQamUYS0GuTn0QGxv4DIBg&prev=/images%3Fq%3DArte%2BROMANICA%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DX%26rls%3Dcom.ubuntu:en-US:unofficial%26hl%3Dpt-BR%26tbm%3Disch&itbs=1&sa=X&ved=0CEwQrQMwEA
Olá Cláudia Prim e Grupo!
ExcluirPostamos imagens pesquisadas por vces, de alguma forma estamos referendando a pesquisa do grupo em si.
Parabéns ao Grupo!
EEB.Professora Tânia Mara Farias E Silva Locks.
ResponderExcluirNomes: Caroliny De Souza Madalena,Gustavo Palomanes,Jhonatan Alceu,Sander José, Guilhrme Marques, Marcus Vinicius.
Turma:20
Disciplina:Artes
Professor:Alvaro.
Introdução: Arte Romanica e Arte Bizantina.
Origem Da Arte Bizantina: O embrião do Império Bizantino surigu quando o Imperador Romano Constantino decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizânico uma nova capital para o Império Romano, Mais próxima ás rotas comerciais que ligavam o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, e a Europa á Asia.e
Onde Aconteceu:O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar que esta tendência artística, por meio de influência político-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hagiasophia-christ.jpg
Quais Foram As Obras De Arte:Após a morte e a ressurreição de Cristo, a fé nova espalhou-se rapidamente durante todo o mundo romano e o Oriente Médio. As histórias dos Apóstolos e das testemunhas que tinham conhecido Cristo davam descrições de sua aparência. Em algum ponto as pessoas começaram a criar e distribuir pinturas de Cristo. Estas incluindo também seus discípulos e os mártires da fé cristã.
Havia também umas pinturas muito antigas de Pedro e de Paulo. Entretanto, a Igreja ficou um tanto dividida sobre as imagens de Cristo.
Quem Foram Os Reis:
Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente
Conclusão: concluimos nesse trabalho que o embrião do Império Bizântino surgiu quando o Imperador Romano constantino decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizântina.
Bibliografia:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-bizantina/arte-bizantina-18.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_bizantina
http://www.girafamania.com.br/historia_arte/historia_artemedieval.html
Caroliny de Souza e Grupo,
ExcluirO trabalho de vces entendo está em fase de conclusão, pois sobre Arte Românica ficou um pouco desejar. Sei q vces irão concluir, quero bem avaliar na integra, parabéns pelo q alcançaram até aqui.
Abraço a todos!
E.E.B. Prof.ª Tânia Mara F&S Locks.
ResponderExcluirAlunos: Caroline Olário, Diogo Schvartz, Flavia Costa, Gustavo da Silva, Luana N. de Souza e Jonathan Barbosa.
Turma: 20.
Introdução:
Neste trabalho queremos apresentar a todos um pouco da arte Medieval contando um pouco sobre onde ela se iniciou, o período de incio e termino, sobre os seus aspectos que inclui economia, religião entre outro, falando também sobre oque essa arte foi marcada e seus estilosos que eram: estilo românico e estilo gótico. Neste trabalho apresentaremos também um pouco da Arte Bizantina, que assim como a arte Medieval, sera falado um pouco de onde ela surgiu, data de início e termino, loca, as principais características e alguns modelos de obra. Esperamos que neste trabalho o leitor possa ter uma base de aprendizado sobre essas artes!
ARTE BIZANTINA.
A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período.
• PINTURA BIZANTINA: Destaque para os afrescos (pinturas feitas em paredes, principalmente de igrejas), miniaturas (para ilustrar livros) e ícones (pinturas em painéis). O tema religioso predominou principalmente a pintura de imagens de Cristo e da Virgem Maria.
• ARQUITETURA: Na arquitetura podemos destacar a construção de grandes e imponentes igrejas, cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas. As decorações e pinturas religiosas, no interior das igrejas, eram muito utilizadas. O principal exemplo deste tipo de arquitetura é a Basílica de Santa Sofia (localizada na atual Istambul).
• ESCULTURA: A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas.
• MOSAICO: Foi um tipo de arte muito difundido no Império Bizantino, principalmente na Era de Ouro, época de reinado do imperador Justiniano (526 a 565). As imagens em mosaico eram formadas pelos artistas a partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede. Imagens religiosas e do imperador foram os temas principais.
ARTE MEDIEVAL.
Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade. Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico.
As artes que se destacaram na Idade Média foram às artes plásticas: arquitetura, pintura e escultura. Suas principais realizações foram às igrejas, podendo-se distinguir, nelas, dois estilos básicos: o romântico e gótico.
ARTE MEDIEVAL - estilo românico, estilo gótico, arquitetura, escultura, pintura ...
www.suapesquisa.com
CONTINUAÇÃO ...
ResponderExcluir• Românico:
1 – na arquitetura: a impressão de solidez inabalável das construções, firmemente plantadas no solo. Um efeito visual perfeito, para transmitir a confiança na solidez da Igreja Católica, num mundo agitado e inseguro. Para aguentar o peso das abóbadas de pedra, usam-se colunas grossas e paredes maciças, reforçadas, do lado de fora, por contrafortes. Para não enfraquecer as paredes, as janelas são poucas e estreitas, criando contrastes de luz e sombra no interior, que transpira recolhimento e paz.
2 – na decoração: a escultura e a pintura são mais usadas como complementos da arquitetura. Os temas são escolhidos e tratados de modo a formarem um catecismo visual, que ensina ao povo analfabeto os fundamentos da religião.
3 - Uma das principais obras foi Pantocrator - de Sant Climent de Taüll.
• Gótico:
1 - na arquitetura: a catedral gótica é um movimento em direção ao céu. Tanto no exterior como no interior, todas as linhas da construção apontam para o alto. Essa atração para cima é acentuada pelo uso de arcos pontudos (arcos ogivais), substituindo os arcos plenos do estilo românico.
2 - na pintura: no estilo gótico, embora a pintura seja frequentemente substituída pelos vitrais, são comuns as pinturas em painéis de madeira e sobre relevos. As figuras adquirem mais naturalidade, e o colorido é mais vivo.
3 - Uma das principais obras foi O Beijo de Judas - Giotto.
Bibliografia:
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_medieval.htm
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_bizantina.htm
Imagens:
http://img.terra.com.br/i/2005/07/14/247344-9589-cp.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0c/Meister_der_Schule_von_Nowgorod_001.jpg/457px-Meister_der_Schule_von_Nowgorod_001.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-MACmfllTxuU/TekOwgkJ03I/AAAAAAAAAD0/Nu8PWdsGy7s/s1600/c9+-+The_Lady_and_the_unicorn_Ao+meu+%C3%BAnico+desejo.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-tKuT3j6MUks/Tj_OHceHqGI/AAAAAAAAAjc/uFKZBXNaAK4/s1600/6105.BMP
Querida Carol OLÁRIO e Cia.
ExcluirO trabalho do grupo entendo ter alcançado o objetivo proposto, só não publiquei a imagem pq faltou detalhá-la, com nome/título, data/época, local onde se encontra etc...
No mais, parabéns ao grupo.
Sdções a todos!
EEB.Tânia Mara Faria e Silva Locks.
ResponderExcluirAlunos: Alisson Salles Souza, Carolina Miranda, Jéssica de Oliveira Machado Vieira, Lucas Soares e Thainá Lisboa da Silva.
Turma: 20 - Matutino
Ano: 2013
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho serão evidenciados os seguintes assuntos: arte bizantina e arte românica.
Primeiro falaremos sobre a arte bizantina e em seguida sobre a arte românica.
Nosso objetivo é fazer com que o trabalho seja direto e objetivo, com isso, usamos a internet como fonte de pesquisa.
PESQUISA: ARTE BIZANTINA
A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.
A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficilização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus.
A tentativa de preservar o caráter universal do Império fez com que o cristianismo no oriente destacasse aspectos de outras religiões, isso explica o desenvolvimento de rituais, cânticos e basílicas.
O apogeu da cultura bizantina ocorreu durante o reinado de Justiniano ( 526-565 d.C. ), considerada como a Idade de Ouro do império.
Arquitetura:
O grande destaque da arquitetura foi a construção de Igrejas, facilmente compreendido dado o caráter teocrático do Império Bizantino. A necessidade de construir Igrejas espaçosas e monumentais, determinou a utilização de cúpulas sustentadas por colunas, onde haviam os capitéis, trabalhados e decorados com revestimento de ouro, destacando-se a influência grega.
A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo dessa arquitetura, onde trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos. Por fora o templo era muito simples, porém internamente apresentava grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com formas geométricas, de cenas do Evangelho.
Na cidade italiana de Ravena, conquistada pelos bizantinos, desenvolveu-se um estilo sincrético, fundindo elementos latinos e orientais, onde se destacam as Igrejas de Santo Apolinário e São Vital, destacando-se esta última onde existe uma cúpula central sustentadas por colunas e os mosaicos como elementos decorativos.
Pintura e Escultura :
A pintura bizantina não teve grande desenvolvimento, pois assim como a escultura sofreram forte obstáculo devido ao movimento iconoclasta . Encontramos três elementos distintos: os ícones, pinturas em painéis portáteis, com a imagem da Virgem Maria, de cristo ou de santos; as miniaturas, pinturas usadas nas ilustrações dos livros, portanto vinculadas com a temática da obra; e os afrescos, técnica de pintura mural onde a tinta era aplicada no revestimento das paredes, ainda úmidos, garantindo sua fixação.
Destaca-se na escultura o trabalho com o marfim, principalmente os dípticos, obra em baixo relevo, formada por dois pequenos painéis que se fecham, ou trípticos, obras semelhantes às anteriores, porém com uma parte central e duas partes laterais que se fecham.
Mosaicos:
O Mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de justiniano, consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. A arte do mosaico serviu para retratar o Imperador ou a imperatriz, destacando-se ainda a figura dos profetas.
CONTINUAÇÃO:
ResponderExcluirPESQUISA: ARTE ROMÂNICA
A arte românica, cuja representação típica são as basílicas de pedra com duas apses e torres redondas repletas de arcadas, estendeu-se do século XI à primeira metade do XIII. Seu cenário foi quase toda a Europa, exceto a França, que já a partir do século XII produzia arte gótica. Apesar da barbárie e do primitivismo que reinaram durante essa época, pode-se dizer que o românico estabeleceu as bases para a cultura européia da Idade Média.
O feudalismo era a nova ordem da sociedade de então, enquanto o Sacro Império ia se firmando politicamente. Até esse momento, a arquitetura não diferenciava formalmente palácios de igrejas, devido ao fato de o imperador, de alguma forma, representar tanto o poder religioso quanto o temporal. Os beneditinos, logo após as primeiras reformas monacais, foram os primeiros a propor em suas construções as formas originais do românico.
Surge assim uma arquitetura abobadada, de paredes sólidas e delicadas colunas terminadas em capitéis cúbicos, que se distancia dos rústicos castelos de pedra que davam seqüência à linha pós-romana. Na pintura e na escultura, as formas se mantêm dentro da mesma linha da arquitetura, severa e pesada, completamente afastadas de qualquer intenção de imitar a realidade e conseguindo, como resultado, uma estética dotada de certa graça infantil.
Arquitetura:
Foi nas igrejas que o estilo românico se desenvolveu em toda a sua plenitude. Suas formas básicas são facilmente identificáveis: a fachada é formada por um corpo cúbico central, com duas torres de vários pavimentos nas laterais, finalizadas por tetos em coifa. Um ou dois transeptos, ladeados por suas fachadas correspondentes, cruzam a nave principal. Frisos de arcada de meio ponto estendem-se sobre a parede, dividindo as plantas.
O motivo da arcada também se repete como elemento decorativo de janelas, portais e tímpanos. As colunas são finas e culminam em capitéis cúbicos lavrados com figuras de vegetais e animais. No conjunto, as formas cúbicas de muros e fachadas se combinam com as cilíndricas, de apses e colunas. Nesse estilo destacam-se a abadia de Mont Saint-Michel, na França, e a catedral de Speyer, na Alemanha.
Embora hoje em dia os resultados dessa abordagem nos pareçam pouco sofisticados, atrasados em relação às aquisições do império romano ou do Oriente em geral, o românico significou em sua época um progresso para a Europa, esgotada e embrutecida por inumeráveis invasões bárbaras que duraram quase cinco séculos. A paz que Carlos Magno impôs na Europa reflete-se nesse estilo, fundamento de toda a cultura que se seguirá a ele.
Escultura:
A escultura românica desenvolve-se nos relevos de pórticos e arcadas com uma exuberância inesperada e em perfeito contraste com as pesadas formas arquitetônicas. A fusão das formas orientais de Bizâncio com as romanas antigas resulta numa estatuária de caráter ornamental.
O espaço em branco dos frisos, capitéis e pórticos é coberto por uma profusão de figuras apresentadas de frente e com as costas grudadas na parede.
O corpo desaparece sob as inúmeras camadas de dobras angulosas e afiladas das vestes. As figuras humanas se alternam com as de animais fantásticos, mais condizentes com a iconografia do Oriente Médio do que com a do cristianismo. No entanto, a temática das cenas representadas é religiosa. Isso se deve ao fato de que os relevos, além de decorar a fachada, tinham uma função didática, já que eram organizados em faixas, lidas da direita para a esquerda.
Devemos mencionar também o desenvolvimento da ourivesaria durante esse período. A exemplo da escultura e da pintura, essa arte teve um caráter religioso, tendo por isso se voltado para a fabricação de objetos como relicários, cruzes, estatuetas, Bíblias e para a decoração de altares. Os grandes reis também se sentiram atraídos por essa forma de grandeza, encomendando aos ourives luxuosas coroas incrustadas, bem como globos decorados e cetros de ouro.
CONTINUAÇÃO DA CONTINUAÇÃO:
ResponderExcluirO românico coincidiu com as primeiras peregrinações na Europa. Para que uma igreja fosse considerada um lugar de peregrinação, ela deveria possuir as relíquias de algum santo, ou seja, seus restos mortais ou parte deles, ou algo que tivesse pertencido a ele. Tais itens eram guardados em primorosas obras de ourivesaria, como cruzes de fundo duplo de ouro ou esmalte, ou imagens ocas de madonas com incrustações de pedras preciosas lapidadas rusticamente.
As Sagradas Escrituras, em versões manuscritas elaboradas pelo trabalho paciente de monges copistas, eram encadernadas em sólidas capas de ouro, pedras preciosas e pérolas. As igrejas mais ricas revestiam seus altares com esses mesmos materiais. Embora, a princípio, o estilo fosse um tanto primitivo, de acordo com o espírito da época, se desenvolveram técnicas refinadas, entre as quais se destacam a filigrana e o esmalte.
Pintura:
Originalmente, as naves das igrejas românicas eram decoradas com pinturas murais de uma policromia intensa e perfeitamente harmonizadas com a arquitetura.
Seus desenhos iam das formas da antiga pintura romana aos ícones bizantinos, ocupando naves e absides. Os temas mais freqüentes abordavam cenas retiradas do Antigo e do Novo Testamento e da vida de santos e mártires, repletas de sugestões de exemplos edificantes.
Também não faltavam as alegorias dos vícios e virtudes, representadas por animais fantásticos, próprios de um bestiário oriental. As figuras não tinham nenhuma plasticidade, e as formas do corpo apenas se insinuavam nas rígidas dobras dos mantos e túnicas. Os traços faciais eram acentuados por contornos de traços grossos e escuros. Os fundos apresentavam uma só cor, branco ou dourado, emoldurados por frisos geométricos.
Para desenvolver esse tipo de pintura mural, os artistas do românico em geral recorreram às técnicas da pintura do afresco, misturando a tinta com água de cola ou com cera. Por outro lado, é preciso mencionar também o trabalho que se fazia então de iluminura de Bíblias e obras manuscritas. Cada vez mais sofisticado, ele evoluía paralelamente à pintura formal, tanto em termos de estilo quanto de desenvolvimento da técnica pictórica.
CONCLUSÃO DO GRUPO:
Mediante aos fatos expostos e a pesquisas pode-se concluir que a formação da arte bizantina deu-se no período constantiniano, quando vários elementos se combinaram para dar forma a um estilo bizantino mais presente nas criações arquitetônicas, já que pouco resta da pintura, da escultura e dos mosaicos da época. Já a arte românica surgiu em plena época feudal, e foi desenvolvido entre o século XI e finais do século XII, transformando-se numa arte amadurecida e estruturalmente flexível.
Hoje em dia podemos observar algumas esculturas tanto bizantina quanto românica em alguns museus ou até em imagens pela internet.
Observamos que tais obras são extremamente incríveis.
Na arte bizantina, os bizantinos souberam combinar o luxo e o exotismo orientais com equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana.
A arte romanica seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais da Grécia Antiga e chegou a "copiar" estátuas clássicas. Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas, o que é muito curioso e interessante.
ALGUMAS IMAGENS:
*ARTE BIZANTINA: http://biztravels.net/biztravels/pix/pix000751.jpg
*ARTE ROMANICA: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/eb/Statue-Augustus.jpg/300px-Statue-Augustus.jpg
REFERÊNCIA:
* http://www.brasilescola.com/historiag/arte-bizantina.htm
*http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-romanica/arte-romanica.php
Jessica Ferreira e Grupo,
ExcluirTalvez tenha sido o trabalho q mais correspondeu ao q solicitamos, espero q a conclusão seja realmente d vces, parabéns a todos.
Um abraço a o grupo.
E.E.B Profª Tânia Mara F. e Silva Locks
ResponderExcluirAlunas: Mariana Ferreira, Ana Júlia Cordeiro e Gabriela Godoi
Turma: 20 Vespertino
Ano: 2013
PERGUNTAS SOBRE O TRABALHO A ARTE BIZANTINA
1) Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso de que??
R: Arcos de volta-perfeita e abóbadas.
2) Os castelos seguiram um estilo voltado para que aspecto?
R: De defesa.
3) Quais as características da Arte Bizantina?
R: As características são uso de materiais nobres, ênfase no colorido, arte de profundo caráter religioso, construção de igrejas espaçosas e monumentais, destaque para o uso de marfim nas esculturas, larga difusão dos mosaicos, com finalidade religiosa.
4) Aonde predominou o estilo gótico?
R: Predominou na Europa.
5) Aonde se originou a Arte Bizantina?
R: Originou se no universo estilistico do oriente.
6) Cite uma das principais obras da arte românica.
R: Pantocrator - Sant.
7) Em que período o estilo gótico predominou na Europa?
R: Baixa idade média.
8) Cite uma das obras da arte gótica.
R: O beijo de Judas-Geotto
9) Numa época em que poucos sabiam ler, quais métodos a igreja utilizou para ensinar os princípios da religião católica?
R: Esculturas, vitrais e pinturas.
10) A expressão sobre o termo a Arte Bizantina refere-se ao o que?
R: Refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino.
Alunos:
ResponderExcluirAna Claudia Prim,
Ana Ester Fernandes,
Bruno Felipe,
Rafael Marques e
Talita dos Santos.
Turma: 20
QUESTIONÁRIO:
1- A que se refere a arte bizantina?
R: A manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV).
2- Oque podemos destacar na arquitetura bizantina?
R: Podemos destacar a construção de grandes igrejas cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas.
3- Como que eram feitos os mosaicos?
R: A partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede.
4- Como eram chamadas as igrejas românicas?
R: Fortaleza de Deus.
5- Quais eram os dois estilos que se destacavam na arquitetura românica?
R: Abóbada de berço e Abóbada de arestas.
6-A arte bizantina recebeu influências de que cultura?
R: Greco-romana e oriental (principalmente da Síria e Ásia Menor).
7-Cite as principais características da escultura bizantina?
R: Uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométrica e folhagem estilizadas.
8-Onde são feitas as pinturas em afresco?
R: Em paredes, principalmente de Igrejas.
9-A arte bizantina se refere a que?
R: Se refere as manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do
Império Bizantino (entre os séculos V e XV).
10-Quais foram os temas principais do mosaico?
R: Imagens religiosas e do Imperador.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor Alvaro, o questionário deve conter somente as perguntas, ou se deve colocar as respostas também?
ResponderExcluirObrigada!
Oi Jéssica!
ResponderExcluirDeve conter perguntas e as respectivas respostas ok!
Ficarei no aguardo.
Obrigado.
E.E.B Profª Tânia Mara F. e Silva Locks
ResponderExcluirAlunas: Alice Machado, Jéssica Joana, Karolina Amorim, Luana Ribeiro e Tiane Gouvea.
Turma: 20 - Vespertino
Ano: 2013
PERGUNTAS REFERENTES Á ARTE BIZANTINA
1) No ramo Ocidental encontramos a Arte Românica. Onde ela ocorreu?
R: Quase toda a Europa, exceto a França.
2) Quais as características mais significativas da arquitetura Românica?
R: São abóbadas em substituição ao telhado das basílicas, pilares maciços que sustentavam e das paredes espessas, aberturas raras e estreitas usadas como janelas, torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada, arcos que são formados por 180 graus, e, sempre grandes e sólidas.
3) Qual o ponto máximo da Arte Bizantina?
R: Seu ponto máximo foi a arquitetura.
4) Qual foi a arte que surgiu por necessidade absoluta em função do frio?
R: A tapeçaria.
5) Para que a tapeçaria era utilizada?
R: Era para conservar a umidade, o frio e a escuridão no interior do castelo.
6) Cite uma característica da Arte Bizantina.
R: Presença marcante de temas religiosos (forte influência do cristianismo).
7) Complete a frase baseada nas informações do texto:
" Bizâncio era uma cidade que servia de entreposto comercial entre o..."
R: Oriente e Ocidente
8) Qual era o nome da igreja localizada na Rússia?
R: Santa Sofia
9) De onde origina-se o termo Arte Bizantina?
R: Origina-se da cidade que foi na sua época, a capital do Império Romano do Oriente, Bizâncio.
10) Referente as principais características da Arte Bizantina, escolha a alternativa CORRETA.
A) Figuras com muito paisagismo ao fundo
B) Figuras curtas, de pé, mão e cabeça grande.
C) Figuras sacras ou de imperadores
D) Não utilizam cores como vermelho, azul e principalmente dourado.
R: Letra C
Alunos:
ResponderExcluirAna Claudia Prim,
Ana Ester Fernandes,
Bruno Felipe,
Rafael Marques e
Talita dos santos
Turma:
20
OBS: PROFESSOR ANULE TODAS AS OUTRAS QUESTÕES QUE EU JÁ AVIA POSTADO AQUI.
QUESTIONÁRIO:
1- A que se refere a arte Bizantina?
R: À manifestações artísticas(pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Imperio Bizantino.
2-Caracterize a arte bizantina.
R:-Recebeu influencias da cultura greco-romana e oriental.
-estilo artístico teve presença marcante do uso de cores.
-Presença marcante de temas religiosos.
3-Qual era o destaque da pintura bizantina?
R:Os afrescos e o tema religioso.
4-Como era feito os mosaicos?
R:A partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede.
5-Como eram chamadas as igrejas românicas?
R:Fortaleza de Deus.
6-Como era chamado as pinturas feitas em paredes na arte Bizantina?
R: Afrescos.
7-Qual cultura influenciou a arte bizantina?
R:Greco-romana e oriental.
8-Oque podemos destacar na arquitetura bizantina?
R:Podemos destacar a construção de grandes igrejas cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas.
9-Cite as principais características da escultura bizantina?
R:Uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométrica e folhagem estilizadas.
10-Quais eram os dois estilos que se destacaram na arquitetura românica?
R:Abóbada de berço e abóbada de arestas.
Alunos: Mirian, Débora Marques, Debora Darlene e Jessica Costa.
ResponderExcluirTurma:20
1- Quando surgiu a arte medieval bizantina românica?
R: Século XI até o século XII
2- Onde nasceu a arte medieval bizantina?
R: Em Roma
3- Características da arquitetura?
Substituição do teto de madeira por abóbadas, grande espressura das paredes, poucas janelas, consolidação das paredes por contrafortes ou gigantes para dar sustentação ao prédio, consolidação dos arcos por meio arquivoltas.
4- Principais obras da arquitetura?
R: castelos, igrejas, mosteiros e basílicas
5- Quais foram as influências da arte bizantina?
R: Helénicas, romanas, persas, arménias
6- Características da pintura?
R: Ausência da perspectiva e volume, figuras sobras ou de imperadores, ausência da paisagem do fundo, uso de ícones e das iluminares, predomínio do mosaico
7- Principais obras da pintura?
R: Virgem Maria, sozinha ou com o menino Jesus, ou retrato de Jesus
8- Características das esculturas?
R: Trabalho com marfim, obra em baixo relevo, formada por dois pequenos painéis que se fecham
9- Principais obras esculturais?
R: Imagem do imperador, dípticos consulares de uma qualidade e maestra imcomparavéis
10- O que é mosaico?
R: O mosaico foi uma forma de expressão artística consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede