Boa tarde Turmas 11 e 12!
Vamos postar a seguir o q vces pesquisaram sobre a ARTE GREGA, suas caracteŕisticas, obras da Arquitetura, Escultura, Pintura e seus principais artistas. Suas características e detalhes significativos deste período da histŕia da Arte mundial.
E.E.B.Professora Tânia Mara Farias e Silva Locks.
ResponderExcluirNome: F. D. W.
Turma: 11 Data:13/12/2011
Periodo: Vespertino
Arte Grega!
As características principais da arte grega são: simplicidade, humanismo, nacionalismo, equilíbrio, ordem e moderação.Os primeiros escultores gregos receberam influência do Oriente Antigo, especialmente do Egito e da Ásia menor. suas escultura era variada. No início, usavam a pedra calcária e, depois, o mármore e o bronze.
Obras gregas !
Pintura Grega
A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística.
Escultura e obras !
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
Pricipais escultores e suas obras:
Praxíteles:http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1016&bih=538&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=OUqD1ml7CkLYpM:&imgrefurl=http://algumasgarotas.wordpress.com/&docid=WhrYsxc45ixyvM&imgurl=http://algumasgarotas.files.wordpress.com/2011/04/hermes_by_praxiteles.jpg&w=800&h=1210&ei=BHfnToblOcWbgwe106zwCA&zoom=1&iact=hc&dur=88&sig=110798800538860863841&page=1&tbnh=163&tbnw=105&start=0&ndsp=14&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=112&ty=118&vpx=89&vpy=121&hovh=276&hovw=182
Lisipo:http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&biw=1016&bih=538&tbm=isch&tbnid=11BW9XVBrnxbmM:&imgrefurl=http://www.marqalicante.com/bellezadelcuerpo/eros.php&docid=wxeTuIFAV_6HEM&imgurl=http://www.marqalicante.com/bellezadelcuerpo/imagenes/obras/eros.jpg&w=379&h=467&ei=wHfnTvTMF4jcgQeE7_n5CA&zoom=1&iact=rc&dur=210&sig=110798800538860863841&page=1&tbnh=167&tbnw=137&start=0&ndsp=12&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=47&ty=99
Miron:http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&biw=1016&bih=538&tbm=isch&tbnid=hfXxHHaPnymcTM:&imgrefurl=http://senhorasocrates.blogspot.com/2009/11/o-homem-do-disco.html&docid=siuXtcKWdCySJM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_auqLnf_9zvQ/SwRpPNt79-I/AAAAAAAABjw/z-w91ggJ4JI/s1600/discobolo.gif&w=509&h=815&ei=7nfnTu2kJIucgQe8-4iFCQ&zoom=1&iact=hc&vpx=92&vpy=121&dur=895&hovh=284&hovw=177&tx=91&ty=150&sig=110798800538860863841&page=1&tbnh=171&tbnw=107&start=0&ndsp=9&ved=1t:429,r:0,s:0
Artitetos e obras !
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.
Principais artiquitetos e suas obras!
- Fídias: Estátua de Zeus em Olímpia, Parneton de Atenas
- Escultor Carés de Lindos: Colosso de Rodes, Tempo de Ártemis em Éfeso
E.E.B.Professora Tânia Mara Farias e Silva Locks.
ResponderExcluirNome: F. D. W.
Turma: 11 Data:13/12/2011
Periodo: Vespertino
Arte primitiva crista.
A Arte paleocristã ou Arte cristã primitiva é a arte, arquitetura, pintura e escultura produzida por cristãos ou sob o patrocínio cristão desde o início do século II até o final do século V. Não há arte cristã sobrevivente no século I. Após aproximadamente o final do século V a arte cristã mostra o início do estilo artístico bizantino.
Antes do início do século II os cristãos, sendo um grupo minoritário perseguido, pode ter sido coagido por sua posição a não produzir obras de arte duradouras. Uma vez que nesse período o cristianismo era uma religião exclusiva das classes mais baixas, a falta de arte sobrevivente pode refletir uma falta de recursos para patrociná-la. Os primeiros indícios claros na afirmação de um estilo próprio cristão surgem em inícios do século II, sendo seu expoente as pinturas murais nas catacumbas romanas, lugar de culto e refúgio cristãos. Normalmente os primeiros cristãos representavam o corpo humano de maneira proporcional e bidimensional, por vezes adaptando elementos da arte pagã, e obviamente harmonizando-os com os ensinamentos cristãos,bem como também desenvolveram sua própria iconografia, por exemplo, símbolos como o peixe (Ictus).
Arquitectura
Até à declaração de liberdade de culto, a arte cristã não tinha uma tipologia arquitectónica própria, optando por celebrar o seu culto em lugares pouco relevantes. Com o Édito de Milão, Constantino apoia a construção de templos próprios, em Roma, Milão, Ravena, de modo a divulgar a nova religião e acolher o crescente número de convertidos.
A basílica-As novas igrejas, desenvolvidas a partir da basílica romana, vão revelar a base do que será a arquitectura religiosa da Europa ocidental ao longo dos séculos. A basílica clássica, um espaço amplo onde se possibilita o agrupamento de um avultado número de pessoas, pode satisfazer várias necessidades (tribunal, mercado, audiências etc), mas nunca serve o propósito de local de culto.
Edificações de planta centralizada-Ainda contemporâneo das edificações de Constantino surge o edifício religioso de planta centralizada (circular, poligonal ou em cruz) baseado no balneário romano, adaptado agora como basílica (como a Basílica de Santa Constanza) e que servirá de base ao tipo de panteão construído a partir do Renascimento.
Escultura
Nos dois primeiros séculos há poucas esculturas e estátuas, uma vez que elas eram mais difíceis de confeccionar, e custavam mais caro, no entanto, a partir do século III surgem diversos exemplos de seu uso pelos fiéis. No século IV São João Crisóstomo escreveu sobre a distribuição de estátuas de São Meleto de Antioquia, e Teodoreto de Ciro, e relata que retratos de Simeão eram vendidos em Roma.
Dípticos de marfim-De herança clássica, os dípticos de marfim (duas abas com relevos no exterior em marfim e superfície de cera no interior) eram peças pessoais de trabalho decorativo requintado, que serviam de invólucro para guardar documentos ou manuscritos.
Bustos-Embora se tenha renunciado à escultura de escala monumental, o busto de forte tradição clássica mantém-se por um longo período, efectuando-se retratos de carácter formal abstracto e transcendental, de imperadores e altos funcionários do estado.
E.E.B. TÂNIA MARA FARIA E SILVA LOCKS
ResponderExcluirNOME : R. B.
TURMA : 11
PERÍODO : VESPERTINO
TEMA : ARTE PRIMITIVA CRISTÃ
- CONCEITOS
Arte cristã primitiva - Para os dirigentes romanos, a divulgação do cristianismo era uma séria ameaça aos valores e interesses do império. A crença monoteísta era contrária ao panteão de divindades romanas então, o conceito de liberdade fazia c/ q vários escravos não se submetessem à imposição governamental que legitimava a posição subalterna dos mesmos. Os cristãos passaram a ser perseguidos das mais variadas formas. Para redimir e orar pelos seus mártires, os cristãos passaram a enterrá-los nas chamadas catacumbas. Nelas os cristãos entoavam canções e pintavam imagens q manifestavam sua confissão religiosa. Pintavam cenas de textos biblicos e tb simbolos como: crucifixo ( disposição q Jesus teve de morrer pela salvação dos homens); âncora ( o ideal de salvação; peixe (variação grega do termo “ichtys” era a mesma das iniciais da frase “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.) A maioria das obras eram feitas por pintores anônimos.
-ESCULTORES E OBRAS
Nos dois primeiros séculos há poucas esculturas e estátuas, uma vez que elas eram mais difíceis de confeccionar, e custavam mais caro, no entanto, a partir do século III surgem diversos exemplos de seu uso pelos fiéis.[3] No século IV São João Crisóstomo escreveu sobre a distribuição de estátuas de São Meleto de Antioquia, e Teodoreto de Ciro, e relata que retratos de Simeão eram vendidos em Roma.[4]
- ARQUITETOS
Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) começaram a criar uma arte simples e simbólica executada por pessoas que não eram grandes artistas.Surge a arte cristã primitiva.Os romanos testemunharam o nascimento de Jesus Cristo, o qual marcou uma nova era e uma nova filosofia.Com o surgimento de um "novo reino" espiritual, o poder romano viu-se extremamente abalado e teve início um período de perseguição não só a Jesus, mas também a todos aqueles que aceitaram sua condição de profeta e acreditaram nos seus princípios.Esta perseguição marcou a primeira fase da arte paleocristã: a fase catacumbária, que recebe este nome devido às catacumbas, cemitérios subterrâneos em Roma, onde os primeiros cristãos secretamente celebravam seus cultos.Nesses locais, a pintura é simbólica.Para entender melhor a simbologia:Jesus Cristo poderia estar simbolizado por um círculo ou por um peixe, pois a palavra peixe, em grego ichtus, forma as iniciais da frase: "Jesus Cristo de Deus Filho Salvador".
-OBRAS ( http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1016&bih=582&tbm=isch&tbnid=z32osUbCcktSRM:&imgrefurl=http://wwwnaelle.blogspot.com/&docid=x_ypTO-SRbzFnM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_DkzEZIxvluY/TC-4RPD4siI/AAAAAAAAAGs/p66xi08t_QE/s1600/300px-Zeus_arte.jpg&w=300&h=350&ei=2YDnTtyGBIOUgwfm2MzOCA&zoom=1&iact=hc&vpx=177&vpy=201&dur=2532&hovh=243&hovw=208&tx=140&ty=133&sig=115555115550247563116&page=1&tbnh=128&tbnw=91&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:13,s:0 )
E.E.B. TÂNIA MARA FARIA E SILVA LOCKS
ResponderExcluirNOME : G.D./M.C.
TURMA : 12
PERÍODO : VESPERTINO
TEMA : ARTE GREGA
Características da arte grega, escultura, pintura, arquitetura na Grécia Antiga, história da arte grega.
Arquitetura Grega
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.
Exemplos de construções da Grécia Antiga:
- Estátua de Zeus em Olímpia
- Parneton de Atenas
- Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria
Pintura Grega
A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.
Escultura Grega
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
Pricipais escultores e suas obras:
Praxíteles:http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1016&bih=538&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=OUqD1ml7CkLYpM:&imgrefurl=http://algumasgarotas.wordpress.com/&docid=WhrYsxc45ixyvM&imgurl=http://algumasgarotas.files.wordpress.com/2011/04/hermes_by_praxiteles.jpg&w=800&h=1210&ei=BHfnToblOcWbgwe106zwCA&zoom=1&iact=hc&dur=88&sig=110798800538860863841&page=1&tbnh=163&tbnw=105&start=0&ndsp=14&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=112&ty=118&vpx=89&vpy=121&hovh=276&hovw=182
Lisipo:http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&biw=1016&bih=538&tbm=isch&tbnid=11BW9XVBrnxbmM:&imgrefurl=http://www.marqalicante.com/bellezadelcuerpo/eros.php&docid=wxeTuIFAV_6HEM&imgurl=http://www.marqalicante.com/bellezadelcuerpo/imagenes/obras/eros.jpg&w=379&h=467&ei=wHfnTvTMF4jcgQeE7_n5CA&zoom=1&iact=rc&dur=210&sig=110798800538860863841&page=1&tbnh=167&tbnw=137&start=0&ndsp=12&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=47&ty=99
Miron:http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&biw=1016&bih=538&tbm=isch&tbnid=hfXxHHaPnymcTM:&imgrefurl=http://senhorasocrates.blogspot.com/2009/11/o-homem-do-disco.html&docid=siuXtcKWdCySJM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_auqLnf_9zvQ/SwRpPNt79-I/AAAAAAAABjw/z-w91ggJ4JI/s1600/discobolo.gif&w=509&h=815&ei=7nfnTu2kJIucgQe8-4iFCQ&zoom=1&iact=hc&vpx=92&vpy=121&dur=895&hovh=284&hovw=177&tx=91&ty=150&sig=110798800538860863841&page=1&tbnh=171&tbnw=107&start=0&ndsp=9&ved=1t:429,r:0,s:0
Escola Ensino Básico Professora Tânia Mara Farias e Silva Locks
ResponderExcluirAlunos: C.P.G.
J.M.F.
Y.R.S.
Turma: 12 Data:13/12/2011
Período: Vespertino
Tema: Arte Primitiva Cristã
CONCEITOS
Arte cristã primitiva - Para os dirigentes romanos, a divulgação do cristianismo era uma séria ameaça aos valores e interesses do império. A crença monoteísta era contrária ao panteão de divindades romanas então, o conceito de liberdade fazia c/ q vários escravos não se submetessem à imposição governamental que legitimava a posição subalterna dos mesmos. Os cristãos passaram a ser perseguidos das mais variadas formas. Para redimir e orar pelos seus mártires, os cristãos passaram a enterrá-los nas chamadas catacumbas. Nelas os cristãos entoavam canções e pintavam imagens q manifestavam sua confissão religiosa. Pintavam cenas de textos bíblicos e também símbolos como: crucifixo ( disposição q Jesus teve de morrer pela salvação dos homens); âncora ( o ideal de salvação; peixe (variação grega do termo “ichtys” era a mesma das iniciais da frase “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.) A maioria das obras eram feitas por pintores anônimos.
-ESCULTORES E OBRAS
Nos dois primeiros séculos há poucas esculturas e estátuas, uma vez que elas eram mais difíceis de confeccionar, e custavam mais caro, no entanto, a partir do século III surgem diversos exemplos de seu uso pelos fiéis.[3] No século IV São João Crisóstomo escreveu sobre a distribuição de estátuas de São Meleto de Antioquia, e Teodoreto de Ciro, e relata que retratos de Simeão eram vendidos em Roma.
- ARQUITETOS
Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) começaram a criar uma arte simples e simbólica executada por pessoas que não eram grandes artistas. Surge a arte cristã primitiva. Os romanos testemunharam o nascimento de Jesus Cristo, o qual marcou uma nova era e uma nova filosofia. Com o surgimento de um "novo reino" espiritual, o poder romano viu-se extremamente abalado e teve início um período de perseguição não só a Jesus, mas também a todos aqueles que aceitaram sua condição de profeta e acreditaram nos seus princípios. Esta perseguição marcou a primeira fase da arte paleocristã: a fase catacumbária, que recebe este nome devido às catacumbas, cemitérios subterrâneos em Roma, onde os primeiros cristãos secretamente celebravam seus cultos. Nesses locais, a pintura é simbólica. Para entender melhor a simbologia:Jesus Cristo poderia estar simbolizado por um círculo ou por um peixe, pois a palavra peixe, em grego ichtus, forma as iniciais da frase: "Jesus Cristo de Deus Filho Salvador".
-OBRAS ( http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1016&bih=582&tbm=isch&tbnid=z32osUbCcktSRM:&imgrefurl=http://wwwnaelle.blogspot.com/&docid=x_ypTO-SRbzFnM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_DkzEZIxvluY/TC-4RPD4siI/AAAAAAAAAGs/p66xi08t_QE/s1600/300px-Zeus_arte.jpg&w=300&h=350&ei=2YDnTtyGBIOUgwfm2MzOCA&zoom=1&iact=hc&vpx=177&vpy=201&dur=2532&hovh=243&hovw=208&tx=140&ty=133&sig=115555115550247563116&page=1&tbnh=128&tbnw=91&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:13,s:0 )
Escola Ensino Básico Professora Tânia Mara Farias e Silva Locks
ResponderExcluirAlunos: C.P.G.
J.M.F.
Y.R.S.
Turma: 12 Data:13/12/2011
Período: Vespertino
Tema: Arte Grega
-Conceito: As características principais da arte grega são: simplicidade, humanismo, nacionalismo, equilíbrio, ordem e moderação.Os primeiros escultores gregos receberam influência do Oriente Antigo, especialmente do Egito e da Ásia menor. suas escultura era variada. No início, usavam a pedra calcária e, depois, o mármore e o bronze.
-Pintura Grega: A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística.
-Escultura e obras: As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
-Principais escultores e suas obras: Praxíteles:http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1016&bih=538&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=OUqD1ml7CkLYpM:&imgrefurl=http://algumasgarotas.wordpress.com/&docid=WhrYsxc45ixyvM&imgurl=http://algumasgarotas.files.wordpress.com/2011/04/hermes_by_praxiteles.jpg&w=800&h=1210&ei=BHfnToblOcWbgwe106zwCA&zoom=1&iact=hc&dur=88&sig=110798800538860863841&page=1&tbnh=163&tbnw=105&start=0&ndsp=14&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=112&ty=118&vpx=89&vpy=121&hovh=276&hovw=182
Lisipo:http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&biw=1016&bih=538&tbm=isch&tbnid=11BW9XVBrnxbmM:&imgrefurl=http://www.marqalicante.com/bellezadelcuerpo/eros.php&docid=wxeTuIFAV_6HEM&imgurl=http://www.marqalicante.com/bellezadelcuerpo/imagenes/obras/eros.jpg&w=379&h=467&ei=wHfnTvTMF4jcgQeE7_n5CA&zoom=1&iact=rc&dur=210&sig=110798800538860863841&page=1&tbnh=167&tbnw=137&start=0&ndsp=12&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=47&ty=99
Miron:http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&biw=1016&bih=538&tbm=isch&tbnid=hfXxHHaPnymcTM:&imgrefurl=http://senhorasocrates.blogspot.com/2009/11/o-homem-do-disco.html&docid=siuXtcKWdCySJM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_auqLnf_9zvQ/SwRpPNt79-I/AAAAAAAABjw/z-w91ggJ4JI/s1600/discobolo.gif&w=509&h=815&ei=7nfnTu2kJIucgQe8-4iFCQ&zoom=1&iact=hc&vpx=92&vpy=121&dur=895&hovh=284&hovw=177&tx=91&ty=150&sig=110798800538860863841&page=1&tbnh=171&tbnw=107&start=0&ndsp=9&ved=1t:429,r:0,s:0
-Arquitetos e obras: Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.
Principais arquitetos e suas obras: * Fídias: Estátua de Zeus em Olímpia, Parneton de Atenas.
* Escultor Carés de Lindos: Colosso de Rodes, Tempo de Ártemis em Éfeso.
Escola De Educação Básica Prof Tania Mara Faria e Silva Locks.
ResponderExcluiralunos(as):A.O.B. ,B,M ,D,C, D.S. H.S
Turma:12
Turno:Vespertino
Arte Grega
Introdução:
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Arquitetura grega
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico.
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.
Exemplos de construções da Grécia Antiga:
-Estátua de Zeus em Olímpia
- Parneton de Atenas
- Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria
Pintura Grega
A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.
Esculturas gregas
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
Influencia na arte romana
Quando dominaram a Grécia, os romanos ficaram tão admirados com a arte grega que buscaram "imitar" o estílo artístico grego. Basta observarmos os detalhes das esculturas e obras arquitetônicas romanas para percebermos as semelhanças.
Arte Primitiva Cristã
A Arte Cristã compreende a arte da catacumba ( galeria subterrânea onde enterravam os mortos). Inicialmente essas pinturas limitavam-se a representações dos símbolos cristãos: pão, peixe, cruz, o bom pastor. Mais tarde o simbolismo tende a desaparecer, dando lugar à representação menos misteriosa; aumentando o retrato, cenas da vida real e assuntos tirados Bíblia. A arte cristã primitiva era executada por homens do povo (artesãos). Primeiramente tosca e simples nas catacumbas e depois mais rica e amadurecida nas primeiras basílicas. Os templos mantiveram as características da construção romana - basílicas.
Quanto a escultura, raríssimas são as estátuas e o baixo relevo cristão encontradas em alguns sarcófagos, eram feitas de mármore.
O elemento verdadeiro da Arte Cristã foi o mosaico , feitos nas paredes das basílicas e templos.
imagens sobre o conteúdo monstrado acima:
http://www.odysseus.com.br/sup_release_artegrega.htm
ResponderExcluirhttp://artecomocultura.blogspot.com/2009/03/idade-antiga_196.html
http://www.google.com.br/imgres?q=arte+triunfal&hl=pt-BR&client=firefox-a&sa=G&rls=com.ubuntu:en-US:unofficial&biw=1352&bih=582&tbm=isch&tbnid=2lyoNhbFCz1ukM:&imgrefurl=http://mafaoli.blogspot.com/2010/03/domingo-de-ramos.html&docid=fm7mIQrUdYvmEM&imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_1FpzAWpBQLU/S66WEuLtIAI/AAAAAAAAB0U/BYgvouTm_-E/s400/bl-pl-arte-pintura-giotto-domingo-de-ramos.jpg&w=400&h=377&ei=P43nTv6rBoKIgwe63tTbCA&zoom=1&iact=hc&vpx=170&vpy=128&dur=55&hovh=218&hovw=231&tx=142&ty=120&sig=107506296513073348984&page=1&tbnh=120&tbnw=134&start=0&ndsp=22&ved=1t:429,r:0,s:0
E.E.B Prof Tânia Mara Faria e Silva locks 13/12/11
ResponderExcluirTurma:12
Aunos:C.E
J.A
N.B
D.J
Arte grega
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Escultura Grega
http://br.wrs.yahoo.com/_ylt=A0PDodkilOdOK38AAnr.6Qt.;_ylu=X3oDMTBpcGszamw0BHNlYwNmcC1pbWcEc2xrA2ltZw--/SIG=12qdlftkg/EXP=1323828386/**http%3a//www.jornallivre.com.br/48515/caracteristicas-da-arte-grega.html
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
http://br.wrs.yahoo.com/_ylt=A0S0zviRk.dOGjoAr0j.6Qt.;_ylu=X3oDMTBpcGszamw0BHNlYwNmcC1pbWcEc2xrA2ltZw--/SIG=12l2fcgom/EXP=1323828241/**http%3a//www.not1.com.br/a-arte-grega-e-a-representacao-verossimil/
Arquitetura Grega
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.
http://br.wrs.yahoo.com/_ylt=A0PDodjtk.dOuWQAgUD.6Qt.;_ylu=X3oDMTBpcGszamw0BHNlYwNmcC1pbWcEc2xrA2ltZw--/SIG=12gagp3v7/EXP=1323828333/**http%3a//6aarteband2010e4.blogspot.com/2010_05_01_archive.html
Exemplos de construções da Grécia Antiga:
- Estátua de Zeus em Olímpia
- Parneton de Atenas
- Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria
E.E.B. Tânia Mara Faria e Silva Locks. 13/12/2011
ResponderExcluirTurma - 12 Alunos - G.T. e L.O.A.
A Arte Grega
Introdução:
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Características:
http://www.historiadetudo.com/arte-grega.html
http://www.pitoresco.com.br/art_data/arte_grega/index.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
Escultores e Obras:
http://www.saberweb.com.br/category/escultores-da-grecia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADron
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADsipo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Praxiteles
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%ADdias
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/policleto.htm
Arquitetos e Obras:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A1tiro_(arquiteto)
http://www.historiamais.com/mausoleu.htm
Escola Ensino Básico Professora Tânia Mara Farias e Silva Locks
ResponderExcluirAlunos: C.P.G.
J.M.F.
Y.R.S.
Turma: 12 Data:13/12/2011
Período: Vespertino
Tema: Arte Paleocristã
-Conceito: A Arte paleocristã ou Arte cristã primitiva é a arte, arquitetura, pintura e escultura produzida por cristãos ou sob o patrocínio cristão desde o início do século II até o final do século V. Não há arte cristã sobrevivente no século I. Após aproximadamente o final do século V a arte cristã mostra o início do estilo artístico bizantino.
Antes do início do século II os cristãos, sendo um grupo minoritário perseguido, pode ter sido coagido por sua posição a não produzir obras de arte duradouras. Uma vez que nesse período o cristianismo era uma religião exclusiva das classes mais baixas, a falta de arte sobrevivente pode refletir uma falta de recursos para patrociná-la. Os primeiros indícios claros na afirmação de um estilo próprio cristão surgem em inícios do século II, sendo seu expoente as pinturas murais nas catacumbas romanas, lugar de culto e refúgio cristãos. Normalmente os primeiros cristãos representavam o corpo humano de maneira proporcional e bidimensional, por vezes adaptando elementos da arte pagã, e obviamente harmonizando-os com os ensinamentos cristãos, bem como também desenvolveram sua própria iconografia, por exemplo, símbolos como o peixe.
-Arquitetura: Até à declaração de liberdade de culto, a arte cristã não tinha uma tipologia arquitectónica própria, optando por celebrar o seu culto em lugares pouco relevantes. Com o Édito de Milão, Constantino apoia a construção de templos próprios, em Roma, Milão, Ravena, de modo a divulgar a nova religião e acolher o crescente número de convertidos.
-Escultores:Nos dois primeiros séculos há poucas esculturas e estátuas, uma vez que elas eram mais difíceis de confeccionar, e custavam mais caro, no entanto, a partir do século III surgem diversos exemplos de seu uso pelos fiéis. No século IV São João Crisóstomo escreveu sobre a distribuição de estátuas de São Meleto de Antioquia, e Teodoreto de Ciro, e relata que retratos de Simeão eram vendidos em Roma.
E.E.B. TÂNIA MARA FARIA E SILVA LOCKS
ResponderExcluirNOME: A.L,C.H , L,C.D. V.,C. S.
TURMA : 12
PERÍODO : VESPERTINO
TEMA : ARTE GREGA
Arte Grega
Características da arte grega, escultura, pintura, arquitetura na Grécia Antiga, história da arte grega .
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.Um dos templos gregos mais conhecidos é a acrópole de atenas,que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico.
Escultores da ARTE GREGA
Estátua de Vênus de Milo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:0033_Louvre_Venus_de_Milo.jpg
Alexandros de Antióquia foi um escultor helenistico. Outrora atribuída a Praxiteles hoje considera-se que a Vênus de milo seja obra de Alexandros. Até o início do século XIX esta escultura possuía um plinto onde se lia uma inscrição que mencionava Alexandros como autor, elemento que foi removido por motivos obscuros por volta de 1820, e crê-se que tenha sido "perdido", sobrevivendo apenas em uma descrição e em desenhos da época de sua descoberta, donde procede a moderna atribuição.
Bibliografia : vaso grego com pinturas : http://www.google.com.br/imgres?q=vasos+gregos+com+pinturas&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1487&bih=672&tbm=isch&tbnid=DZ5QltuSGGqf8M:&imgrefurl=http://6e3grupodeestudos2011.blogspot.com/2011/05/pintura-na-grecia-antiga-e-roma.html&docid=UgqyLmkdZljuYM&imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-plLYEhWpINU/Tdu77Af92II/AAAAAAAAAAY/MHpSWS12B-A/s1600/%252525C3%25252582nfora%252Bem%252Bpintura%252BNegra.jpg&w=389&h=400&ei=uZnnTrDVB4_bggfUhIzRCA&zoom=1
E.E.B Prof Tânia Mara Faria e Silva locks 13/12/11
ResponderExcluirTurma:12
Nome: C.I.A
C.G.M
L.M.F
Arte grega
Introdução
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Arquitetura Grega
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.
Exemplos de construções da Grécia Antiga:
- Estátua de Zeus em Olímpia
- Parneton de Atenas
- Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria
Pintura Grega
A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.
Escultura Grega
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
Influência na arte romana
Quando dominaram a Grécia, os romanos ficaram tão admirados com a arte grega que buscaram "imitar" o estílo artístico grego. Basta observarmos os detalhes das esculturas e obras arquitetônicas romanas para percebermos as semelhanças.
E.E.B. TÂNIA MARA FARIA E SILVA LOCKS
ResponderExcluirNOME: A.L,C.H , L,C.D. V.,C. S.
TURMA : 12
PERÍODO : VESPERTINO
TEMA : ARTE GREGA
Arte Grega
Características da arte grega, escultura, pintura, arquitetura na Grécia Antiga, história da arte grega .
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.Um dos templos gregos mais conhecidos é a acrópole de atenas,que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico.
Escultores da ARTE GREGA
Estátua de Vênus de Milo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:0033_Louvre_Venus_de_Milo.jpg
Alexandros de Antióquia foi um escultor helenistico. Outrora atribuída a Praxiteles hoje considera-se que a Vênus de milo seja obra de Alexandros. Até o início do século XIX esta escultura possuía um plinto onde se lia uma inscrição que mencionava Alexandros como autor, elemento que foi removido por motivos obscuros por volta de 1820, e crê-se que tenha sido "perdido", sobrevivendo apenas em uma descrição e em desenhos da época de sua descoberta, donde procede a moderna atribuição.
Bibliografia : vaso grego com pinturas : http://www.google.com.br/imgres?q=vasos+gregos+com+pinturas&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1487&bih=672&tbm=isch&tbnid=DZ5QltuSGGqf8M:&imgrefurl=http://6e3grupodeestudos2011.blogspot.com/2011/05/pintura-na-grecia-antiga-e-roma.html&docid=UgqyLmkdZljuYM&imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-plLYEhWpINU/Tdu77Af92II/AAAAAAAAAAY/MHpSWS12B-A/s1600/%252525C3%25252582nfora%252Bem%252Bpintura%252BNegra.jpg&w=389&h=400&ei=uZnnTrDVB4_bggfUhIzRCA&zoom=1
este trabalho foi eleborado dia 13/12 pelo grupo da Ana Lucia.